Rose de Freitas está firme no tabuleiro
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
O Espírito Santo tem atualmente ao menos nove nomes cotados para disputar vaga ao Senado nas eleições do ano que vem. O que as pesquisas eleitorais mais recentes não têm considerado, porém, é um décimo fator: a ex-senadora Rose de Freitas (MDB). Conhecida pelas pautas municipalistas, ela reforçou à coluna: “Sou pré-candidata para o pleito de 2026”.
Segundo interlocutores, expectativa de que Rose comece a se movimentar de forma mais intensa a partir das próximas semanas junto a lideranças do Estado. Uma questão, no entanto, segue sendo dúvida: por qual partido vai disputar?
Hoje, além dela, o MDB tem como pré-candidato o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, que já chegou a afirmar à coluna que se Rose quiser disputar pela legenda, ele deixaria o partido e procuraria outra “casa”. Resta saber como vai ficar esse impasse na sigla comandada por Ricardo Ferraço.
Esperando a federação
Euclério tem possibilidade à vista, que é deixar o MDB para se filiar ao União. Ainda aguarda para ver se a federação vai se comprometer oficialmente com o projeto encabeçado por Casagrande (PSB). Isso ainda não aconteceu. No mercado político, fala-se da possibilidade de Euclério, se precisar, se abrigar no Podemos, do deputado federal Gilson Daniel.
Eleição interna à porta
Previsão é de que a eleição para a nova diretoria estadual do MDB aconteça ao fim de novembro. Intenção é reconduzir Ricardo à presidência, com possibilidade de Euclério vice. Com a ideia de parte do MDB nacional em abraçar Lula ano que vem, até indicando a vice na chapa dele, há dúvida sobre se o vice-governador seguirá filiado à sigla. A ver.
Vice-prefeita foi pé quente!
Rubro-negra de carteirinha, a vice-prefeita de Vitória, Cris Samorini (PP), esteve no Rio de Janeiro com o filho para acompanhar o 1º jogo da semifinal da Libertadores entre Flamengo e Racing. Foi pé quente, já que o rubro-negro carioca conseguiu a vitória. Agora é aguardar o jogo na Argentina...
Estratégias
Ex-prefeito de Linhares, Guerino Zanon (PSD) ainda não afirmou se vai ser candidato a algum cargo em 2026. O que aliados dele disseram à coluna é que o ex-prefeito só dará esse veredito no ano que vem.
Pelas ruas de Linhares, a expectativa é de que ele dispute vaga à Assembleia. Eleito, poderá se colocar como oposição da gestão de Lucas Scaramussa (Pode), e em 2028 poderia tentar voltar ao Executivo linharense.
“No PL não há diálogo, lá eu nem 'entro no ônibus'”
Ex-deputado Carlos Manato (PL) tem uma certeza: independente do cargo que disputar no ano que vem, não será pelo PL, partido liderado pelo senador Magno Malta. “Tenho conversado com várias frentes. No PL não tem diálogo, é complicado. Não é que eu quero 'sentar à janela', é que eles não me deixam nem 'entrar no ônibus'”. Soraya Manato (PP), mulher de Carlos, é pré-candidata à Câmara Federal, e quer caminhar junto a Lorenzo Pazolini (Rep).
Voos tucanos em brasília
Presidente estadual do PSDB, Vandinho Leite esteve em Brasília. Acompanhado do pré-candidato ao Senado pelos tucanos, Luiz Paulo Vellozo Lucas, foi recebido pelo deputado federal Aécio Neves. À coluna, Luiz Paulo explicou que contaram a Aécio o panorama local do PSDB e os planos da sigla para 2026. O mineiro será eleito novo presidente nacional do PSDB ao fim de novembro.
Relação isenta
Novo presidente eleito do Tribunal de Contas, Luiz Carlos Ciciliotti afirmou que embora os conselheiros “sejam da política”, e ele tenha relação próxima com Casagrande, a Corte é isenta. “Teremos convívio republicano, respeitoso como sempre. Mas minha relação partidária é zero”.
Prevenção contra câncer
A presidente da Câmara de Laranja da Terra, Sandra Gomes (PSB), vai destinar R$ 50 mil do orçamento da Casa para realização de mamografias e exames preventivos, em celebração ao Outubro Rosa.