Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Reviravolta em candidaturas

Coluna foi publicada no domingo (02)

Eduardo Maia, do Jornal A Tribuna | 03/06/2024, 11:47 11:47 h | Atualizado em 03/06/2024, 11:47

Imagem ilustrativa da imagem Reviravolta em candidaturas
Presidente do DER-ES, Freitas surge como possível candidato pelo MDB em São Mateus |  Foto: DER-ES

O cenário eleitoral de São Mateus está prestes a ganhar emoção. Até agora, o MDB tinha o ex-prefeito Amadeu Boroto como pré-candidato. A conversa nos bastidores, porém, é de que Boroto “jogou a toalha” e não vai mais disputar. Ele tentava, nos últimos meses, conseguir autorização para o pleito, já que está inelegível, condenado por improbidade administrativa. Sem Boroto, que tinha a candidatura sustentada por Ricardo Ferraço (MDB), surge o presidente do Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado (DER-ES), Freitas (PSB).

O PSB gostaria que Freitas disputasse, mas dependeria da disposição dele em deixar o DER. Ele tem até o próximo dia 06 para isso, data limite para a desincompatibilização. Outro motivo que ele precisa colocar na balança é a vaga de 1 º suplente do PSB na Câmara Federal. Caso seja eleito em São Mateus, perde a suplência no Congresso.

Aliado de primeira hora

Freitas é um dos aliados do governador Renato Casagrande (PSB). Nos bastidores políticos de São Mateus, um possível apoio do governador seria importante para Freitas disputar a prefeitura. Se isso acontecer, é possível que o MDB, presidido pelo vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) entre no grupo de apoio de Freitas.

Saída na data limite

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) informou que a presidente Cris Samorini (PP) deixará o cargo no próximo dia 06. Cabe lembrar que o dia 06 é a data limite para a desincompatibilização para disputar as eleições deste ano. Cris é um dos nomes ventilados para compor a vice do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos).

Em campo para ganhar

“Entramos em campo, é para ganhar”. A frase é do pré-candidato à Prefeitura da Serra, Weverson Meireles (PDT), sucessor do atual prefeito da cidade, Sergio Vidigal.

Ele disse a frase após marcar um gol de pênalti, em momento de descontração. A sentença, porém, pode servir para as eleições.

Lançamento

A deputada e pré-candidata à Prefeitura de Vitória, Camila Valadão (Psol), lançará na próxima sexta (07) a plataforma “Outra Vitória Possível”. O objetivo é que a plataforma funcione como uma ponte de comunicação com a população, que poderá apresentar propostas para a construção do plano de governo da pré-candidata.

Apesar de o PT, nos bastidores, ter desejo de que Camila apoie Coser (PT), isso parece estar longe de acontecer.

De olho no eleitorado feminino na Serra

O ex-prefeito da Serra e atual pré-candidato Audifax Barcelos (PP) participou de um encontro somente com mulheres e com a pré-candidata a vereadora da cidade, Andrea Duarte (PP).

Nos bastidores, Audifax tem tentado se aproximar cada vez mais do eleitorado feminino da Serra. Além disso, o ex-prefeito tem promovido diversos encontros na “Casa 11”, espécie de QG do PP na Serra.


Galeria

Semana de mobilização

A partir dsta segunda-feira (03), a Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça do Estado realiza a Semana de Mobilização “Solo Seguro – Favela”, uma iniciativa da Corregedoria Nacional de Justiça que tem como objetivo divulgar a importância da regularização fundiária e da entrega de títulos de propriedade registrados.

Defesa da criança

O vereador de Vitória, Davi Esmael (Republicanos), aproveitando o mês de combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, protocolou requerimento para que a prefeitura forneça dados de notificações de violência sexual infantil referentes a 2023.

Polos gastronômicos

O Espírito Santo poderá ter um Programa Estadual de Polos Gastronômicos de Revitalização Econômica Local. É o que prevê projeto de autoria do deputado Lucas Scaramussa (Podemos). A ideia é buscar áreas onde se observa a concentração de empresas deste tipo.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: