Reunião do PT traz significados
Coluna foi publicada no sábado (18)
O deputado João Coser (PT), pré-candidato à Prefeitura de Vitória, começou a série de debates que pretende fazer para elaborar seu Plano de Governo. Na platéia, além dos integrantes do partido, como a presidente Jack Rocha, houve também alguns aliados do governador Renato Casagrande (PSB).
Uma das que mais chamou atenção foi a secretária estadual das Mulheres e ex-vice-governadora, Jacqueline Moraes (PSB). Como já publicado por Plenário, nos bastidores haveria a intenção pessoal de Jacqueline compor chapa com Coser, e ela seria apoiada por pessoas próximas. No entanto, naturalmente, é uma decisão que passaria por Casagrande. Para além disso, há uma ala dentro do PSB que defende que a sigla apoie a candidatura de Luiz Paulo (PSDB).
Em seu discurso, Jacqueline deixou nas entrelinhas que apoia Coser, já que uma declaração oficial dependeria do PSB.
De olho nos candidatos
O presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira (PSB), também esteve no evento. Ministrou palestra com o tema “Juntos Pela Retomada do Diálogo e Protagonismo de Vitória”, onde teceu críticas à gestão atual. Chama atenção que Lira permeia as reuniões de Luiz Paulo (PSDB). Inclusive, teria avisado ao tucano que iria ao encontro de Coser.
Presidente de saída
O presidente da Assembleia, Marcelo Santos (Podemos) decidiu deixar o partido. O presidente da sigla, Gilson Daniel, já afirmou que dará a carta de anuência autorizando a saída de Marcelo. “Trata-se de uma saída consensual, acordada com a direção nacional do partido”, disse em nota Gilson Daniel. Resta saber, agora, o destino de Marcelo Santos.
Bandeiras e polarização
A fachada do prédio que abriga os gabinetes dos vereadores de Vitória ganhou bandeiras de acordo com pautas defendidas por cada um. No gabinete de André Moreira (Psol), o vereador estendeu bandeira da causa LGBT. Davi Esmael, a de Israel. “A polarização está mais forte na Casa”, disse uma fonte.
Exonerado
O ex-vice-governador César Colnago (MDB), que era até então secretário de Saúde de Cariacica não faz mais parte da gestão. A exoneração será publicada no começo da semana. Nos bastidores, o motivo teria sido a aproximação de Colnago com o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos). Como o MDB é da base do governador, e este opositor de Pazolini, a continuidade de Colnago na gestão de Euclério, aliado de Casagrande, era inviável.
“Quem quer apoiar o outro, saia do partido”
O ex-prefeito de Vila Velha e pré-candidato para a disputa deste ano, Neucimar Fraga (PP) reafirmou à coluna que não vai recuar para compor com o prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos), após Plenário divulgar que alguns pré-candidatos à Câmara pelo PP teriam essa vontade. “Sou candidato até o final, vou para o 2º turno e vou ganhar. Quem for candidato pelo PP vai me apoiar, quem não quiser vai sair do partido e apoiar o outro”, afirmou.
Galeria
Mulher na disputa
Aconteceu na sexta (17) o lançamento da pré-candidatura da advogada Marisa Salvador à Prefeitura de Montanha. O evento teve as presenças de Fabrício Gandini (PSD), Adilson Espíndula (PSD) e Renzo Vasconcelos (PSD).
Carne e unha
Os encontros entre o deputado Gilvan da Federal (PL) e o vereador afastado de Vitória Armandinho Fontoura (PL) tem acontecido com mais frequência. São considerados dentro do partido como “carne e unha”.
Eleito
O deputado Victor Linhalis (Podemos) foi eleito à unanimidade vice-presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO) na Câmara dos Deputados. A comissão é responsável por analisar as contas apresentadas anualmente pelo presidente da República.
MDB em Anchieta
O MDB lançou o nome do vereador Edinho É Demais à disputa pela prefeitura. O objetivo do partido, segundo nota divulgada, é ter um nome técnico.