Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Reforma no secretariado à vista

Coluna foi publicada nesta sexta-feira (02)

Eduardo Maia | 02/02/2024, 10:51 h | Atualizado em 02/02/2024, 10:51

Imagem ilustrativa da imagem Reforma no secretariado à vista
Recentemente, Alexandre Ramalho anunciou afastamento do cargo de secretário de Segurança para "analisar o cenário político". Expectativa é de que o secretariado estadual sofra mais mudanças em vista das eleições municipais |  Foto: Douglas Schneider / AT

O secretariado do governo deve sofrer mais alterações. Somente em janeiro, houve duas mudanças: saídas de Alexandre Ramalho (Podemos) da Segurança, para articular possível disputa em Vila Velha ou Vitória; e André Garcia da secretaria de Justiça, para assumir a Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça, a convite de Ricardo Lewandowski.

Mais mudanças vão depender de quem for escolhido como novo conselheiro do Tribunal de Contas (TCE-ES). Caso Dary Pagung (PSB) ou Tyago Hoffmann (PSB) forem escolhidos, a secretaria de Ciência e Tecnologia sofrerá alteração, já que o secretário Bruno Lamas (PSB) é suplente de ambos e assumiria a vaga na Assembleia. Outra possibilidade surge caso o chefe da Casa Civil, Davi Diniz ou a chefe de Gabinete, Valésia Perozini, forem escolhidos. Desta forma, Casagrande (PSB) também seria obrigado a mexer peças.

Mais mudanças

Também cabe lembrar que 04 de abril é a data limite para a descompatibilização de quem for disputar cargo eletivo neste ano. Apesar de não haver secretário estadual que vai concorrer, há inúmeros subsecretários que vão tentar a eleição, fazendo com que o governador Casagrande (PSB) também precise alterar peças nas subsecretarias de governo.

Briga na chapa segue

Voltou a circular nas redes sociais vídeo em que o vice-prefeito de Barra de São Francisco, Gustavo Lacerda (Republicanos), critica a gestão do atual prefeito, Enivaldo dos Anjos (PSB). Apesar de serem da mesma chapa, eles estão rompidos e podem se enfrentar neste ano. Enivaldo, porém, mantém discurso de que não será candidato a reeleição.

Taffarel foi aluno

Após defender pênaltis, o deputado Alexandre Xambinho (Podemos) brincou, dizendo que o goleiro Taffarel foi aluno dele quando venceu a Copa de 1994. Durante a brincadeira, Xambinho disse que ganhou o título de “menos vazado”. Casagrande e Hoffmann não conseguiram marcar gols.

Infraestrutura

O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço (MDB) estará nesta sexta-feira (02) em Guarapari para dialogar com empreendedores e lideranças sobre o desenvolvimento regional e investimentos públicos e privados previstos para o Sul do Estado.

A expectativa é de que o Ricardo trate, dentre outros investimentos, da Ferrovia Vitória-Rio (EF-118). A organização do encontro é do movimento Guarapari em Ação (Gea).

Municipais até em posse de desembargador

Em meio a discurso de emoções, o juiz Jaime Ferreira Abreu tomou posse no Tribunal de Justiça (TJ-ES). O evento contou com o procurador-geral do Estado, Jasson Hibner, representando o governador Casagrande (PSB) e outras autoridades. Também estiveram presentes João Coser (PT), Tyago Hoffmann (PSB) e prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos). Os três são pré-candidatos ao Executivo municipal e dividiram o mesmo espaço.


Galeria

Venda de combustíveis

Projeto do deputado Denninho Silva (União) pretende regulamentar a venda direta de substâncias inflamáveis em postos de combustíveis no Estado (quando não for direto da bomba). As medidas propostas determinam responsabilidades para o comerciante e ao cliente e prevê padrões para embalagens específicas.

Apoio

O deputado Alcântaro Filho (Republicanos) protocolou projeto para apoiar mães que enfrentam situação de aborto ou morte prematura do bebê. O deputado pede, por exemplo, que no hospital essa mãe esteja em local individual e separado das mães que estiverem com recém-nascidos.

Liderança indireta

A exemplo do PRD, partido que o presidente da Assembleia, Marcelo Santos (Podemos) vai comandar de forma indireta, mais uma sigla entrou nas mãos dele: Solidariedade. A legenda será liderada por Cleveland Fraga, servidor da Assembleia que é leal a Marcelo.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: