Recorde de votos em Viana
Coluna foi publicada no sábado (21)
Mais um “pupilo” do governador Renato Casagrande (PSB) ganhou o reforço dele na campanha. Wanderson Bueno (Podemos), candidato à reeleição em Viana, fez uma festa com Casagrande em seu palanque, além dos deputados federais e presidentes do Podemos e PP, Gilson Daniel e Da Vitória.
Aliados como Arnaldinho Borgo (Podemos) e Euclério Sampaio (MDB), prefeitos de Vila Velha e Cariacica, são comumente lembrados quando fala-se de prefeitos que estão fechados com Casagrande que têm boas chances de reeleição.
Bueno, porém, segundo as últimas pesquisas, tem marcado quase 85% nas intenções de voto, o que faz dele o mais bem encaminhado para vencer entre aliados do governador, seguido de perto por Euclério, com 83%. A expectativa do Podemos é de que ele seja o prefeito mais votado da história de Viana, podendo ser o mais votado proporcionalmente do Estado.
Pedidos e oposição
Mesmo com a vantagem eleitoral demonstrada por Bueno, Casagrande, com o 20 do Podemos no peito, aproveitou para pedir voto para o prefeito “continuar mudando Viana”. Chama atenção que o opositor dele é Fabrício Machado (PV), que foi secretário de Meio Ambiente em um dos mandatos de Casagrande no governo do Estado.
Importância da eleição
Não é de hoje que a parceria entre Casagrande e Gilson Daniel é afinada. Pessoas próximas aos dois afirmam que a depender do desempenho do Podemos nas eleições — a sigla tem meta de eleger cerca de 15 prefeitos —, Gilson Daniel pode se transformar em uma das possibilidades para ser o nome do governador ao Palácio Anchieta em 2026.
Luta de Davi contra Golias
A utilização de passagens bíblicas em período eleitoral não é novidade das eleições 2024. Entretanto, existe uma história que tem sido repetida entre vários candidatos, de diversas regiões do Estado, a luta de Davi contra Golias. Geralmente usada por candidatos com menos intenções de voto.
Quer ajuda!
O candidato à Prefeitura de Vitória deputado Capitão Assumção (PL), ferrenho opositor de Casagrande (PSB) na Assembleia, afirmou em sabatina promovida pela TV Tribuna que quer diálogo aberto com o governo do Estado, caso seja eleito.
“É relação institucional entre prefeito, que representa a todos. É o governo que tem recursos substanciais. Vitória resolveu se fechar para isso, mas é preciso querer o bem para a população”, ressaltou.
Disputa entre prefeito e vice tem novo tempero
Rompidos desde o início da gestão, o prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSB), disputa o pleito neste ano, dentre outros concorrentes, contra seu próprio vice, Gustavo Lacerda (Republicanos).
A novidade é que Marcelo Firmino (PSD) decidiu renunciar da briga eleitoral para apoiar Lacerda contra o atual mandatário, que na cidade tem o apoio do governador Casagrande (PSB).
Galeria
De filho para pai
O vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) esteve na sexta-feira (20) em Cachoeiro para conversar com o setor produtivo da cidade. Encontrou o candidato a prefeito Theodorico Ferraço (PP), seu pai, e declarou oficialmente apoio à campanha.
Sem farda por lei
Assumção (PL), ainda durante sabatina, explicou que não veste a farda comumente utilizada por ele na Assembleia Legislativa por conta de proibição pela Justiça Eleitoral. “Seria uma honra, mas não posso”.
Junto com empresário
Em Guarapari, o empresário Maely Coelho declarou apoio ao candidato Emanuel Vieira (União), que foi o escolhido para tentar suceder o atual prefeito, Edson Magalhães (PSDB).
Apoio de nome do governo
Ainda em Guarapari, o secretário de Turismo do Estado Philipe Lemos (PDT) tem sido um dos entusiastas da candidatura de Marcelão (PRD) à Câmara.