Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Querem deputado conselheiro

Coluna foi publicada nesta sexta-feira (12)

Eduardo Maia | 12/01/2024, 10:51 h | Atualizado em 12/01/2024, 10:52

Imagem ilustrativa da imagem Querem deputado conselheiro
Assembleia Legislativa: parlamentares se movimentam para que a vaga deixada pelo ex-conselheiro do TCE-ES, Sérgio Borges, seja preenchida por um deputado da atual legislatura |  Foto: Divulgação/AL-ES

Com a aposentadoria do ex-conselheiro Sérgio Borges do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES), movimentos já estão sendo tomados para que o novo titular seja escolhido.

Interlocutores de deputados afirmam que há uma ação interna na Assembleia Legislativa, puxada pela maioria dos parlamentares, para que a vaga seja preenchida por um deputado da atual legislatura. Os parlamentares apontados como líderes desse movimento são Tyago Hoffmann (PSB), vice-líder do governo; Dary Pagung (PSB), líder do governo; e Hudson Leal (Republicanos). Os três são ligados ao governador Casagrande (PSB), inclusive Hudson, que, apesar de ser de sigla que não faz parte da base, vota praticamente tudo com o governo.

Mesmo a vaga sendo de indicação exclusiva da Assembleia Legislativa, a opinião do Palácio Anchieta costuma pesar bastante em escolhas como a de um novo conselheiro.

Não reconhecem

O deputado estadual Tyago Hoffmann, vice-líder do governo, disse à coluna que “desconhece esse movimento e, enquanto vice-líder, acompanhará o movimento do Palácio”. O líder do governo na Assembleia, Dary Pagung (PSB) e o deputado Hudson Leal (Republicanos) foram procurados, mas até o fechamento, não responderam aos questionamentos.

Avanço nas conversas

O ex-prefeito de Vila Velha Max Filho (PSDB) irá se encontrar nos próximos dias com o presidente estadual do PDT, Weverson Meireles.

A expectativa é que desse encontro saia a data de filiação de Max. Existe a possibilidade que ele dispute novamente a Prefeitura de Vila Velha neste ano, contra o atual prefeito, Arnaldinho Borgo (Podemos).

No mesmo palanque

A troca de comando da Capitania dos Portos do Estado aconteceu na quinta-feira (11) em Vitória e foi marcada pela presença de diversas autoridades. O evento foi capaz de fazer dois pré-candidatos à Prefeitura dividirem o mesmo palanque. Apesar disso, eles preferiram ficar distantes um do outro.

Polarização se dilui na eleição, diz especialista

Apesar do clima no País ainda ser de muita polarização em relação ao atual governo e o anterior (lulistas x bolsonaristas), avaliação de especialistas é que na eleição municipal essa situação se dilui muito.

O que vale mais na eleição para vereador e prefeito é a relação direta com as comunidades e os eleitores, e os cacifes nacionais têm peso relativo na hora de escolha dos votos.

Nova sede do Conselho Tutelar em Vitória

O Conselho Tutelar da Região Continental de Vitória passou a funcionar no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC), localizado na Enseada do Suá. O evento contou com a presença do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos); do Promotor de Justiça da Infância e Juventude de Vitória, Devair Pereira e de representantes de instituições que atuam na proteção da criança e do adolescente no município.


Galeria

Novo lar

A vice-prefeita de Cariacica, Edna Luzia Furtado, conhecida como Enfermeira Edna, se filiou ontem ao PP visando a pré-candidatura à câmara municipal.

Restrição de menores

Um projeto de lei quer proibir a presença de menores de 14 anos em eventos públicos que exibam cenas erótico-pornográficas, incentivem uso de droga ou a intolerância religiosa. A vedação inclui ainda a participação desses jovens em celebrações que estimulem o movimento trans. A matéria é de autoria de Pablo Muribeca (Republicanos) e Lucas Polese (PL).

Prazo para resolver

Quem precisar tirar segunda via do título de eleitor ou fazer a emissão da primeira via neste ano tem até o dia 8 de maio para isso. O mesmo prazo também vale para as pessoas que estão em situação irregular por ter deixado de votar ou justificar a ausência às urnas nas três últimas eleições.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: