Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Pulga atrás da orelha

Confira a coluna

Eduardo Maia | 29/11/2024, 18:30 h | Atualizado em 29/11/2024, 18:30

Imagem ilustrativa da imagem Pulga atrás da orelha
Vandinho Leite (PSDB) pode ser opção do governo para a Mesa Diretora |  Foto: Lucas S. Costa/ALES

Alguns deputados estão com “pulga atrás da orelha” com os aparentes movimentos de Vandinho Leite (PSDB), que tem sido tratado como opção do governo à Mesa Diretora. Nos bastidores, seria sobretudo favorito do vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), que tem relação histórica com o PSDB.

Conforme Plenário publicou, Vandinho esteve em reunião com o governador Renato Casagrande (PSB), Ricardo e Tyago Hoffmann (PSB) no Palácio dias atrás. Entretanto, há desconfiança por parte de alguns parlamentares quanto a Vandinho.

Alguns, inclusive, defendem que o próprio presidente Marcelo Santos (União) seria mais “fiel” ao governador do que o tucano, já que aprovou todas as matérias enviadas por Casagrande. Como exemplo dessa desconfiança, deputados têm comentado sobre algumas atitudes de Vandinho, como ter criticado duramente o governo durante a pandemia.

Lembranças de hospital

Outra história que tem sido trazida à tona nos corredores da Assembleia é sobre quando Vandinho, acompanhado de outros deputados, invadiu um hospital na Serra, em 2020, para fiscalizar ações referentes à covid-19. A atitude pegou mal no governo do Estado, e foi um dos estopins do afastamento entre Casagrande e o então deputado Pazolini (Rep).

Se comprometeu

Vereador da capital, Anderson Goggi (PP), nos bastidores já definido como o próximo presidente, se comprometeu a enfrentar o problema de desvalorização do Centro.

“Nos próximos quatro anos, farei o enfrentamento contra as repartições que estão fora do Centro. Sou a favor de que voltem e que o bairro tenha estrutura”. Mandou recado.

De governador para rei

Há 31 anos, o cantor e compositor cachoeirense Roberto Carlos recebia uma homenagem das mãos do então governador do Estado, Albuíno de Azeredo, que era grande fã do rei. Registros do arquivo de A Tribuna demonstram que a visita do cantor fez os “brotos” lotarem o centro de Vitória.

Está na Ucrânia

O senador Magno Malta (PL) está em Kiev, na Ucrânia, para participar da conferência parlamentar “Ucrânia e os Países da América Latina e do Caribe: Cooperação para o Futuro”. Foi convidado pelo embaixador ucraniano no Brasil, Andrii Melnyk, que disse que a presença é “mais do que um gesto de solidariedade; é um símbolo de apoio ao povo ucraniano”. Senadores Sergio Moro (União-PR) e Damares (Rep-DF), os dois à direita, também estão no evento.

Lançamento de fórum em evento de lideranças

Aconteceu ontem o encontro entre lideranças do Podemos, partido que elegeu em 2024, 11 prefeitos, 12 vice-prefeitos, e 125 vereadores. Em Viana, estiveram reunidos o presidente Gilson Daniel, deputados, prefeitos, e vereadores.

Aproveitaram a ocasião para fazer o lançamento do “Fórum Cidades”, projeto idealizado por Daniel que, entre outras coisas, promete colher sugestões da população capixaba para o remanejamento de emendas, por exemplo.

Galeria

Parceria com presidente

Prefeito de Vila Velha, Arnaldinho (Podemos), recebeu o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União). “Com Marcelo, conversamos sobre emendas parlamentares para Vila Velha, e claro, sobre o futuro do Estado”. Aliados políticos hoje, mas há quem aponte que os dois possam seguir caminhos diferentes em 2026.

“Obrigado” sem fronteira

O prefeito eleito da Serra, Weverson Meireles (PDT), tem sido visto em outdoors em cidades vizinhas à Serra. As peças estão localizadas em Vitória e Vila Velha, com foto de Weverson e Sergio Vidigal (PDT). “A Serra disse sim ao futuro”. Lembrando que Vidigal deve ter papel importante nas eleições de 2026.

Se arrependeu?

Segundo interlocutores, quem teria se arrependido de se filiar ao PSD seria o deputado estadual Fabrício Gandini. Cabe lembrar que em Vitória houve um entrave a respeito do apoio a Luiz Paulo (PSDB).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: