Procurador se diz ameaçado
Coluna foi publicada no sábado (30)
O procurador-geral da Câmara de Muniz Freire, Matheus dos Reis Sobreira, registrou, na última quinta-feira, boletim de ocorrência na delegacia de Polícia Civil do município, acusando o vereador Rodrigo Pope (PSB) de tê-lo ameaçado de porrada, morte e xingá-lo. O fato teria ocorrido em uma hamburgueria da cidade após sessão do Legislativo na quarta-feira.
Sobreira descreveu que ao sentar no balcão e fazer o pedido, o vereador levantou de sua mesa, se aproximou e começou a dizer palavras de baixo calão e frases como “a roda gira doutor, quero ver se vai continuar rindo”, “a cidade é muito pequena para nós dois”, “vou te encher de porrada” e “vou te matar”.
No documento, está registrado ainda que Pope teria declarado a uma testemunha que estava armado e disposto a atirar no procurador. Do lado de fora, um copo também teria sido arremessado contra Sobreira, só acertando o líquido (água).
Desconhece o motivo
O procurador-geral da Câmara disse a coluna que inexiste motivo para o vereador ter feito o que está registrado no Boletim de Ocorrência. “Ao menos comigo, que só o vi umas quatro vezes na Câmara. Sequer conversei ou converso com ele, até então nada contra. Agora caberá o Judiciário decidir em relação às práticas ilícitas por ele perpetradas”.
Providências cabíveis
Em nota Pope disse não ter conhecimento da ocorrência policial ou das razões que eventualmente levaram o procurador a narrar o que teria acontecido. “Não dirigi qualquer ofensa ao douto procurador e, em sendo verdade o relato de que ele teria lavrado esse BO, vou adotar as providências cabíveis para responsabilizá-lo por essa denunciação caluniosa”.
O novo sextou
Vídeo que há muito tempo circula na internet, e é ressuscitado às sextas-feiras, traz o deputado estadual Meneguelli (Republicanos) malhando em uma academia dizendo de forma cantada a frase: “Sextou com S de Sérgio Meneguelli”. O parlamentar, ontem, inclusive, postou atualização do vídeo contendo nova gravação da sua clássica frase de abertura do fim de semana.
Solenidade
O Congresso realizará na segunda, às 11 horas, no plenário da Câmara, sessão em homenagem ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. A solenidade tem como objetivo celebrar o dia do setor que é comemorado todo 5 de outubro e cairá este ano no próximo sábado. O requerimento da sessão foi feito pelo presidente da Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas, deputado federal Helder Salomão (PT) e pela deputada federal Ana Paula Lima (PT), de Santa Catarina.
Alunos de Direito têm aula sobre CPI na Assembleia
Alunos do curso de Direito de uma faculdade de Cariacica conheceram um pouco mais sobre o Poder Legislativo estadual, nesta semana.
A instauração das comissões parlamentares de inquérito (CPIs) e as regras de funcionamento da Assembleia foram assuntos de palestras ministradas a eles pelo secretário-geral da Mesa Diretora da Casa de Leis, Carlos Eduardo Casa Grande, e do diretor-geral Miguel Pedro Amm Filho.
Galeria
Requisito básico
Casa Grande abordou o tema “CPI: da Instauração e Procedimento” e falou sobre a legislação que ampara a formação, funcionamento e resultados desses colegiados. Já o diretor-geral tratou do “Regimento Interno do Legislativo Estadual”. As palestras terão a carga horária incluída na prática jurídica, requisito do curso.
Estágio no TJ-ES
A Secretaria de Finanças do TJ-ES está com vaga de estágio aberta para estudantes de Ciências Contábeis. Os interessados deverão estar no 4° ou 5° período. Currículos até terça no e-mail: [email protected].
Educação
O ex-deputado e professor Sergio Majeski foi o palestrante de Educação no Conexões Sustentáveis, projeto da Escola do Legislativo da Assembleia que debate os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.