Prioridade hoje é do governo
Notícias sobre política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
Desde que a federação entre PP e União Brasil foi consolidada, o interesse de grupos políticos tem ficado cada vez maior para atrair o União-Progressista para seus projetos. Em entrevista ao Estúdio Tribuna Online, o presidente da Assembleia e futuro líder do União Brasil no Estado, Marcelo Santos, foi enfático: “a federação vai ficar com quem nos der prioridade”.
Isso quer dizer que o presidente da federação, deputado federal Josias Da Vitória (PP), terá de bater o martelo em prol de algum projeto. Para além disso, tudo indica que ele também vai querer discutir vaga para majoritária, seja ao Senado, a vice ou até mesmo ao governo, conforme a coluna já analisou.
Atualmente, as duas chances mais prováveis são de que a federação abrace o projeto do governador Casagrande (PSB) ou do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Rep). Interlocutores apontam que a 1ª opção é a mais bem aceita internamente.
Prestígio no Anchieta
No começo do ano, Casagrande fez mudanças profundas em seu secretariado. Para atrair o PP para seu palanque — antes da confirmação da federação —, atendeu a pedido de Da Vitória e colocou Marcos Soares (PP) na Sedurb, uma das maiores pastas da gestão. Marcus Vicente (PP) também foi realocado na subsecretaria da Casa Civil.
Em Vitória, apesar de haver Soraya Manato e Edu Henning na Assistência Social e Cultura, respectivamente, lideranças do PP afirmam que não foram indicações partidárias. Soraya seria cota de Carlos Manato, e Edu escolha de Pazolini. Único espaço do PP, então, seria ocupado pela vice-prefeita Cris Samorini, indicação dos deputados Da Vitória e Evair de Melo.
Costume já virou tradição
O prefeito de Viana, Wanderson Bueno (Pode), é um dos vários chefes de Executivo no Estado que tem costume de começar a semana com um culto no gabinete. “Um momento especial de oração e entrega, colocando nossa cidade e cada ação do nosso governo nas mãos do Senhor”, afirmou.
Filiação
Conforme a coluna antecipou com exclusividade, a filiação do ex-governador Paulo Hartung está marcada para acontecer amanhã em São Paulo. A partir de agora, Hartung será quadro do PSD, que hoje é presidido no Estado pelo prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos.
Expectativa de que o evento conte com a presença do presidente nacional, Gilberto Kassab. As informações foram confirmadas à coluna pelo próprio Renzo Vasconcelos.
Mais uma federação promete mudar cenários
Após as confirmações da federação União-Progressista e da fusão entre Podemos e PSDB, além de os acordos entre Republicanos e MDB terem avançado, agora, ao que tudo indica, a federação PSB e PDT deve voltar a ser discutida. No final deste mês, o prefeito de Recife, João Campos (PSB), será eleito presidente nacional do PSB e deve intensificar conversas. No Estado, a união das siglas pode influenciar diretamente na montagem de chapas para 2026.
Galeria
Prestígio com a nacional
Nos últimos dias, o PSB nacional tem prestigiado o governador Casagrande no Instagram. A conta oficial do partido fez um post compartilhado com o socialista: “sob o governo Casagrande, a renda da população do Espírito Santo cresce e desigualdade atinge menor patamar em 12 anos”.
Ponte de Linhares
O prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa (Podemos), recebeu o governador Casagrande e o vice-govcernador Ricardo Ferraço (MDB) para anunciarem uma das obras mais esperadas pelos linharenses: a ponte que fará a ligação entre os bairros de Interlagos e Aviso.
Proteção às crianças
Sessão solene realizada na Assembleia Legislativa homenageou profissionais com atuação destacada na rede de proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Proponente do evento, o deputado Alcântaro Filho (Republicanos) entregou a Comenda do Mérito Legislativo Selena Sagrillo Zuccoloto.