Presidente para a força final
Coluna foi publicada no domingo (22)
O candidato à Prefeitura de Vitória João Coser (PT) começou a veicular a primeira propaganda de TV com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para os petistas, ter Lula ao lado é contar com o maior cabo eleitoral.
Entretanto, é preciso medir até que ponto a presença de Lula pode ajudar na reta final da campanha de Coser, que segundo as pesquisas eleitorais mais recentes, figura na 2ª posição, mas ainda sem conseguir, na teoria, encaminhar 2º turno.
Em Vitória, Lula teve 95 mil votos no turno final em 2022, enquanto Bolsonaro teve 115 mil. Mesmo assim, a expectativa é de que com o Presidente, Coser consiga ter um fôlego final para encaminhar 2º turno. Na propaganda, Coser foca na amizade antiga com Lula, que o chama de “melhor prefeito da história da cidade”. A estratégia foi destacar que caso eleito, Vitória terá garantia de recursos do governo federal.
Tentativa de humanizar
Justamente porque insiste na tecla de amizade, o recado que a propaganda dá é a tentativa de “humanizar” Lula, o tirando da perspectiva de presidente inalcançável. Também há a presença de Casagrande (PSB) em algumas fotos antigas resgatadas, sempre ao lado de Lula. Nas entrelinhas, além de com o federal, parceria com o governo do Estado.
Apoio também à direita
O deputado federal mais votado de 2022, Nikolas Ferreira (PL-MG), esteve neste sábado (21) no Estado. Ele é uma das lideranças do partido de Bolsonaro e tenta dar fôlego também na reta final da campanha de Léo Camargo, em Cachoeiro; Bahiense, em Guarapari; e Igor Elson, na Serra. Apostam no resultado positivo que Bolsonaro teve no Estado no pleito de 2022.
Se arriscou no passinho
Cris Samorini (PP), que é candidata a vice-prefeita na chapa com Pazolini (Republicanos), se jogou no “passinho do funk do Pazola”. No bandeiraço de campanha, Cris foi uma das que mais dançou. É a chamada “versão vice-prefeita” de Cris, que antes era a presidente da Findes.
Sem o tucano
O candidato do PSDB em Vila Velha é Maurício Gorza, que tem realizado a campanha com panfletagem e reunião com lideranças da cidade canela-verde.
No entanto, integrantes da chapa de vereadores da sigla têm sentido a falta de Max Filho (PSDB) na campanha.
Ex-prefeito da cidade, os candidatos acreditam que a imagem de Max, por ser mais conhecida, poderia ser melhor utilizada na campanha, que finaliza em duas semanas.
Luz amarela ligada por progressista na Serra
O candidato à Prefeitura da Serra Audifax Barcelos (PP) tem figurado na liderança das últimas pesquisas. Durante a pré-campanha, os progressistas monitoravam a possibilidade de Vidigal (PDT) ser candidato. A análise era de que com Vidigal e com apoio de Casagrande (PSB), a batalha seria difícil. Com Weverson (PDT), acreditam que Audifax possa ter bom resultado, mas estão com luz amarela ligada, após pesquisas apontarem crescimento do pedetista.
Galeria
Tempos mudaram
Outrora secretário de Desenvolvimento de Vila Velha, durante uma das gestões de Max Filho, André Abreu de Almeida hoje tem assessorado a campanha de Ramalho (PL) na cidade canela-verde.
Tempos mudaram II
Após concorrer contra Euclério Sampaio (MDB) em 2020, Tenente Assis (PP), hoje candidato à câmara, recebeu Euclério em uma reunião, que fez questão de pedir votos ao Tenente. Hoje caminham juntos.
Governador presente
Acontece neste domingo (22) o Jogo das Estrelas no Estádio Kleber Andrade. O evento é organizado pelo ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho. O governador Casagrande (PSB) é presença confirmada na festa.
Deputado na campanha
A caminhada de Carlos Casteglione (PT) à Prefeitura de Cachoeiro tem tido reforço do deputado federal Helder Salomão (PT), que tem caminhado com petistas do Estado para alavancar o eleitorado da esquerda.