Premiação e visibilidade
Confira a coluna desta terça-feira (01)
O troféu recebido pela Assembleia Legislativa ontem, por conta da premiação do projeto Arranjos Produtivos, pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), é mais uma peça da estratégia do presidente da Casa, Marcelo Santos (União), para concretizar seu objetivo no ano que vem: se eleger deputado federal.
Além de trazer inovações à agricultura familiar, o Arranjos Produtivos possibilitou a Marcelo aumentar sua presença em municípios fora da Grande Vitória. Presença esta que o próprio já havia buscado aumentar durante as eleições do ano passado, quando declarou apoio a 76 candidatos a prefeito, tendo sucesso em 44. O desejo pela Câmara não é segredo, sendo algo sempre reafirmado pelo próprio deputado desde o final de 2022. Com a maior visibilidade dada pelo projeto, o desejo parece cada vez mais próximo da realidade.
Posição confortável
Apesar das incertezas sobre o que fará a federação PP-União Brasil em 2026, no âmbito estadual, Marcelo está numa situação confortável, com apoios de todos os lados: tem boas relações com o governo estadual, com o presidente do PP-ES, Josias da Vitória, e com o Republicanos, que deve lançar candidatura própria ao governo no ano que vem.
Um passo de cada vez
A estratégia de Marcelo contrasta com a de Erick Musso (Rep), seu antecessor na presidência da Assembleia, que em 2022 anunciou candidatura ao governo estadual, recuou para disputar o Senado e acabou não sendo eleito. Marcelo, que foi vice-presidente de Erick por anos, pode ter observado a trajetória do colega e entendido ser melhor dar um passo de cada vez.
Superou o medo

O deputado estadual Denninho Silva (União) publicou vídeo recebendo as vacinas de covid e de gripe, para divulgar a campanha de vacinação para as duas doenças, que estava sendo realizada no último fim de semana em Maria Ortiz, Vitória. “Tenho medo de agulha“, contou o deputado.
Iluminação
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) concluiu uma auditoria que fiscalizou o sistema de iluminação pública em 9 municípios do interior do Estado. Oito problemas foram identificados, entre eles a falta de ordens de serviço ou documento equivalente nos nove municípios fiscalizados. Essas ordens de serviços são importantes para o município ter controle da sua execução e evitar pagar por serviços não executados ou não autorizados pelo município.
Novos cargos na Câmara de Vitória
A Câmara de Vereadores de Vitória aprovou ontem projeto que cria mais 30 cargos de provimento em comissão na estrutura administrativa do Legislativo. Antes de ser levada ao plenário, a matéria recebeu pedido de “urgência urgentíssima” durante fase de leitura do expediente do dia. No texto da proposta, a criação de cargos é justificada em função do aumento do número de vereadores na Casa de Leis, que saltou de 15 para 21 na atual legislatura.
Galeria
Premiação
O presidente da Câmara de Vila Velha, Osvaldo Maturano (PRD), criou a Corregedoria da Casa. Quem atuará no posto de corregedor será o vereador Welber da Segurança (União).
Ex-BBB na capital
O PL-Mulher realizou evento no último sábado com a presença do vereador de São Paulo Adrilles Jorge (PP). Curiosamente, pouca gente no evento se lembrava que o vereador participou de uma edição do Big Brother Brasil.
Eleição I
Conforme antecipado pela Coluna, o prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira (PSB), foi eleito para assumir a presidência da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes).
Eleição II
A nova diretoria da Amunes também terá o prefeito de Piúma, Paulo Cola, na vice-presidência; o prefeito de Pinheiros, Edson Monteiro, como secretário; e a prefeita de São Domingos do Norte, Ana Malacarte, como tesoureira.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



