Política para depois de domingo
Fórum sobre liberdade e democracia no Estado reúne nomes como o vice-presidente da República e o ex-coordenador da Operação Lava-Jato
O segundo turno das eleições se encerrará no domingo, mas o debate político para após a data está longe de terminar, preveem os analistas da área.
No Espírito Santo, por exemplo, estão marcadas as visitas de nomes como o do vice-presidente da República Hamilton Mourão (Republicanos), eleito senador pelo Rio Grande Sul, e do ex-coordenador da Operação Lava a Jato, Deltan Dallagnol (Podemos), que conquistou uma cadeira na Câmara dos Deputados pelo Paraná.
Eles participarão nos dias 3 e 4 de novembro de um fórum sobre liberdade e democracia, que chegará a sua 10ª edição e trará como tema “Brasil: 200 anos acima da lei”, abordando soluções e impasses sobre a ótica do Estado de Direito.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), também foi convidado para participar.
Caminhada
Antes do domingo, porém, já estavam previstas visitas ao Estado como a de hoje do deputado federal reeleito, Eduardo Bolsonaro (PL).
Segundo a assessoria de imprensa do candidato ao governo, Carlos Manato (PL), o filho do Presidente chegará ao aeroporto de Vitória ao meio-dia. Depois ele caminhará com o correligionário pela Grande Vitória.
Expectativa
Pergunta que não quer calar é sobre qual a opinião do deputado Eduardo Bolsonaro sobre o ataque de Roberto Jefferson aos agentes da Polícia Federal.
Uma possível manifestação dele tem despertado a curiosidade das pessoas já que o filho 03 do Presidente é policial federal, foi filiado ao PTB e também é ex-comissionado de Roberto Jefferson.
Posse no TJ-ES
Também no dia 3 de novembro acontecerá no Tribunal de Justiça do Estado (TJ-ES) a sessão solene de posse dos juízes de Direito Sérgio Ricardo de Souza e Raimundo Siqueira Ribeiro como desembargadores da Corte. Será às 14 horas, no pleno do TJ-ES, na Enseada do Suá, em Vitória.
Os dois novos desembargadores foram eleitos no último dia 30. Sérgio pelo critério de merecimento e Raimundo pelo critério de antiguidade.
Ansiedade a mil
Meme que circula na internet brinca que a Copa do Mundo já chegou, o Natal e o Réveillon também, só não chega o 2º turno da eleição, marcado para o domingo. O mesmo valeria para a final da Libertadores no sábado, o que segundo torcedores do Flamengo no Estado, também nunca chega.
Sessão dura quatro minutos na Assembleia
Um dia após a votação da Polícia Científica, a Assembleia voltou ao seu “novo normal” com a sessão de ontem durando apenas 4 minutos por falta de quórum.
Antes mesmo do início da campanha do 1º turno, parte dos deputados que compareciam às sessões criticavam a queda das mesmas por falta de quórum ou por travamentos de votações por causa de vetos do governo. Ontem, apenas 7 deputados registraram presença, faltando 3 para que a sessão continuasse.
GALERIA
Dez urgências na fila
Por conta da queda da sessão de ontem, 10 matérias que estavam em regime de urgência na pauta de votação deixaram de ser analisadas pelos deputados estaduais.
Maria da Penha na escola
Dentre as matérias com urgência que deixaram de ser analisadas estava uma que determina o ensino de noções básicas da Lei Maria da Penha nas escolas públicas e particulares.
De autoria do deputado Carlos Von (DC), ela sugere a criação do “Programa Maria da Penha vai à Escola”, o que segundo sua justificativa, visa sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher.
Regulamentação
Projeto apresentado na Assembleia tem como objetivo instituir o começo da licença-maternidade a partir da alta hospitalar do recém-nascido e da mãe. A matéria, que é do deputado Hércules Silveira (Patriota), foi lida ontem e começou a tramitar na Casa de Leis.