Policiais Militares da reserva fora de escolas
Artigo publicado na edição desta quarta-feira, do jornal A Tribuna
Um Projeto de Lei Complementar (PLC), que autorizava a presença de militares da reserva remunerada na segurança de escolas públicas no Estado, foi devolvido, ontem, aos seus autores, Coronel Weliton (PTB), Lucas Polese e Capitão Assumção – ambos do PL – por ter sido considerado inconstitucional na análise prévia de legalidade feita pela assessoria da presidência da Casa. Ela considerou a matéria privativa do governo, mas os deputados poderão recorrer à CCJ e ao plenário.
Polese alegou que iniciativas como detectores de metal e botão do pânico não seriam suficientes para garantir a segurança e que seria preciso também a proteção armada nas escolas.
No Estado, na tarde de ontem, o ministro da Educação Camilo Santana garantiu que o governo federal investirá na segurança dos colégios através de um edital de R$ 150 milhões para apoiar rondas escolares e ampliar o monitoramento de redes.
Ao vivo?
O horário da sessão da Assembleia, ontem, mudou para a manhã para que parte dos deputados fossem à tarde aos lançamentos de editais da Educação do governo estadual, que contou com a presença do ministro Camilo Santana. Mas, enquanto os parlamentares estavam lá, o canal da Assembleia transmitia a sessão com status de “ao vivo” no YouTube.
Ensino médio
O deputado João Coser e a vereadora Karla Coser, pai e filha (ambos do PT), aproveitaram a vinda do representante do governo federal ao Estado para entregar a ele uma carta pela revogação do novo ensino médio e em defesa, segundo eles, da educação pública de qualidade. Para Karla, é preciso pensar na promoção de uma educação inclusiva e atrativa.
Leia mais
UFC parlamentar
O brasileiro descendente de pataxós Alex Poatan defendeu o cinturão no UFC no Sábado de Aleluia, dia que o deputado federal Gilson Daniel (Podemos) também mostrou suas “habilidades” na luta em postagens nas redes. Em uma delas ele finalizou com um conhecido mata-leão para lá de sem jeito.
Datas
As datas para início das obras e entrega à população do Parque Costeiro, que será construído e administrado pela Vale na Praia de Camburi, serão informadas hoje, às 14 horas, na Comissão de Proteção ao Meio Ambiente da Assembleia, que é presidida por Fabrício Gandini (Cidadania).
O parque trata-se de uma medida de compensação pelas atividades desenvolvidas na cidade pela empresa, como o Atlântica Parque, entregue em 2019.
Justiça eleitoral reúne tribunais de todo País
O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, recebeu os 27 presidentes de TREs de todo o País, ontem, em Brasília, para tratar de temas relacionados às eleições municipais do ano que vem. O presidente do TRE-ES, desembargador José Paulo Calmon, participou e apresentou os resultados do programa de combate à desinformação implantado pela Corte eleitoral capixaba ano passado e que foi batizado de “Eleitor Capixaba bem Informado”.
galeria
Novas urnas
Entre os assuntos abordados no encontro da Justiça Eleitoral esteve a atualização das urnas eletrônicas no País. Ao todo estão sendo produzidas 220 mil novas máquinas para o pleito do ano que vem, que somadas a outras já existentes, chegarão a um total de quase 470 mil. A quantidade de novas urnas que virão para o Estado ainda não foi calculada.
União de câmaras
As câmaras de vereadores de Vitória, Vila Velha, Viana, Serra, Guarapari e Cariacica se uniram, ontem, para divulgar uma nota conjunta em que pretendem fazer as mesmas indicações sobre segurança em escolas para as prefeituras de suas cidades.
Atenção psicológica
Entre as propostas estão: a conscientização de alunos, pais e professores sobre os perigos das fake news, gameficação e crimes cibernéticos; implementação de plano de evacuação emergencial nas escolas; e a instituição de programa de atenção psicológica aos estudantes.
Leia mais
Azeitona verde ou preta: Qual escolher?
Chocolate capixaba é premiado em Paris e chega a 40 marcas