Podem levar o dobro em 2024
Coluna foi publicada nesta quinta-feira (03)
Levando em consideração municípios da Grande Vitória, a depender da expressão de votos de alguns candidatos, será possível apontar quais sairão mais fortalecidos, já pensando nas eleições de 2026. Em Vila Velha, as últimas pesquisas apontam que Arnaldinho (Podemos) pode levar no 1º turno com quase 85% dos votos. Caso isso aconteça, interlocutores apontam que ele se torna peça importante no tabuleiro político de 2026, ano de eleição para governo e Senado, por exemplo.
O mesmo acontece em Cariacica, com Euclério (MDB). A informação é de que ele não quer “somente” vencer no 1º turno, mas ter vitória expressiva para que também se viabilize para objetivos maiores. Em Viana, Wanderson (Podemos) deve ser o mais votado proporcionalmente entre os três. O ponto que os une é a aliança com Casagrande, que em caso de vitória dos prefeitos, se fortalece na iminência de disputar o Senado.
Vantagem republicana
Já em Vitória, Pazolini (Republicanos) pode ser o primeiro prefeito eleito em 1º turno desde 2008, quando Coser (PT) desbancou Luciano Rezende (Cidadania). Caso aconteça, Pazolini também sai fortalecido para 2026. Com real interesse em disputar o governo, não tem o governador ao lado, mas uma sigla que promete eleger muitos prefeitos.
“Presença e trabalho”
O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento Ricardo Ferraço (MDB), após ter liderado a reestruturação do MDB no Espírito Santo, também é um dos “nomes naturais” para tentar suceder Casagrande no governo. Recentemente, publicou vídeo com em diversas regiões do Estado com a legenda: “Presença, energia e muito trabalho”.
Corrida paralela no Estado
Presidentes de diversos partidos no Estado têm intensificado nos últimos dias suas presenças em várias cidades para apoiar seus candidatos. Interlocutores tem apontado até mesmo uma “disputa interna” entre os líderes de siglas, com objetivo de ver quem consegue ir em mais localidades.
Petista sem PT
O ex-prefeito de Linhares Zé Carlos Elias (PT), que chegou a ter o nome cotado para disputar à prefeitura neste ano, decidiu apoiar a candidatura de Lucas Scaramussa (Podemos). Mesmo sem ter conseguido disputar, por ter sido barrado pela Justiça Eleitoral, a expectativa é de que a decisão de Zé Elias atraia votos para Scaramussa. O PT, por sua vez, segundo a presidente municipal Tereza Brandão, não está apoiando ninguém.
A última cartada progressista em Guarapari
Faltando apenas alguns dias para o fim da campanha, o governador Casagrande (PSB) gravou vídeo em apoio a Zé Preto (PP) em Guarapari, destacando que uma vitória dele pode tirar a cidade do isolamento político.
É a primeira vez que Casagrande surge apoiando um nome do município, apesar dos nomes do secretariado dele que já apoiavam Zé. Nesta reta final, a ideia do grupo governista é desequilibrar a balança em favor do progressista.
Galeria
Movimentos finais
O candidato à Prefeitura de Cariacica Euclério Sampaio (MDB) realiza nesta quinta-feira (03) seu último comício com a presença de lideranças. O governador Casagrande é um dos convidados.
Apoio de ex-governador
O ex-governador do Estado pelo PT Vitor Buaiz, afastado da política, manifestou apoio à candidatura de João Babá (PT) em Vila Velha.
Vale até dançar
Tentando angariar votos para Audifax (PP) na Serra, o presidente estadual do PSDB, Vandinho Leite (PSDB), tem até dançado e mandado coração em cima do trio.
Família sim, mas...
Sônia Bueno (PL), candidata a vereadora em Viana é tia do prefeito e candidato à reeleição Wanderson Bueno (Podemos). Mesmo não fazendo parte da coligação do sobrinho, Wanderson gravou vídeo pedindo voto para a tia, que é do partido de oposição, presidido pelo senador Magno Malta no Estado.