Philipe Lemos bate o martelo sobre futuro
Jornalista saiu recentemente da Secretaria de Estado de Turismo. Veja para onde ele irá
O ex-secretário de Estado de Turismo Philipe Lemos (PDT) já decidiu seu futuro. No início de fevereiro, o governador Renato Casagrande (PSB) informou que o jornalista sairia da liderança da pasta e seria substituído pelo ex-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim Victor Coelho (PSB), conforme Plenário publicou em primeira mão.
Após diversas conversas com aliados e com o governo do Estado, Philipe decidiu aceitar o convite do governador Casagrande para assumir a Diretoria de Relações Institucionais da Cesan. A informação foi confirmada pelo próprio à coluna.
De acordo com Philipe, é um cargo considerado decisivo, "pois é responsável pelo relacionamento e comunicação com organizações, com a comunidade, e com os municípios. Responsável também por manter o bom diálogo com o governo e até mesmo órgãos e ministérios federais".
O tempo que ele tomou para bater o martelo se deu, principalmente, porque a prioridade dele era concluir a transição na Secretaria de Turismo com calma.
Desde que havia deixado a secretaria, o governador tentou fazer com que Philipe continuasse em seu projeto. Integrantes do Palácio Anchieta avaliam que é um player importante para Casagrande e Ricardo Ferraço (MDB) em 2026. Cabe lembrar que Philipe também tem projeções políticas e pretende disputar uma das 10 vagas capixabas para a Câmara Federal.
Casagrande afirmou à coluna que a chegada de Philipe à Cesan acontecerá em breve, após o Carnaval.
"Philipe desempenhou muito bem o trabalho como Secretário de Estado do Turismo. Por isso, naturalmente, fiz o convite para colaborar em outra importante área do nosso governo: a Cesan. Cuidamos da qualidade da água e do saneamento dos capixabas. Philipe continuará contribuindo com a Gestão e com o desenvolvimento do Espírito Santo", ressaltou o governador.
Já Philipe fez questão de destacar a parceria com Casagrande.
"O governador mais uma vez foi um parceiro. Se mostrou extremamente preocupado em dar condições para que eu possa continuar contribuindo com o desenvolvimento do nosso Estado, tendo a possibilidade de atuar numa gestão campeã do próprio governador, do vice Ricardo e toda equipe de governo. Ele acolheu também minha equipe que atuou comigo tanto na Serra como na Secretaria de Turismo", salientou o jornalista.
Ainda, Philipe destacou a importância que será assumir o novo desafio.
"A Cesan é uma autarquia, atua em 53 municípios por meio do governo estadual e também através de contratos de concessões. Lida diretamente com algo importantíssimo para a qualidade de vida dos capixabas: água tratada e saneamento básico. Temos desafios pela frente. Mas com boa equipe, uma empresa consolidada e com tecnologia avançada, teremos condições suficientes para levar mais prosperidade aos municípios abastecidos pela Cesan", explicou.
Philipe também aproveitou para fazer um balanço do período em que esteve à frente da Secretaria de Turismo:
"Fizemos um trabalho transformador. Com pouco recurso (no início), ainda assim conseguimos quase que triplicar as entregas. Tive apoio de emendas parlamentares e também do Ministério do Turismo. Assim, foi possível dobrar o orçamento. Deixamos uma secretaria organizada, com as contas em dia, com muitas entregas, políticas publicas de qualidade. Em pouco mais de um ano, vimos a economia do turismo reagir, aumentando o número de empregos, de visitantes, crescendo também a arrecadação do Estado. Entendo que o convite para a Cesan, um desafio ainda maior, foi fruto do reconhecimento do meu esforço e dos bons resultados obtidos durante o tempo na pasta", finalizou.
Caso Philipe realmente se lance candidato à Câmara Federal, será por outra sigla. Ainda não há confirmação para onde o jornalista irá no futuro, mas nos bastidores fala-se que uma aproximação com o Podemos, presidido no Estado pelo deputado federal Gilson Daniel, é uma grande possibilidade. Cenas dos próximos capítulos.