Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Peça fora do jogo em Guarapari

Coluna foi publicada nesta sexta-feira (12)

Eduardo Maia, do Jornal A Tribuna | 12/07/2024, 11:30 h | Atualizado em 12/07/2024, 11:31

Imagem ilustrativa da imagem Peça fora do jogo em Guarapari
Câmara de Guarapari: presidente da Casa, vereador Wendel Lima (MDB) recuou da disputa municipal e deve retirar sua pré-candidatura |  Foto: Divulgação / Câmara de Guarapari

O presidente da Câmara de Guarapari, vereador Wendel Lima (MDB), que era até então pré-candidato à prefeitura recuou da disputa e é peça fora do jogo. A atitude reforça o que foi publicado por Plenário no último dia 27, quando a coluna havia informado que a possibilidade de recuo do emedebista existia. Apesar de a informação não ter sido confirmada por ele, diversos políticos cravaram, incluindo aliados. Nos bastidores, a partir de agora, a conversa é de que os pré-candidatos estão dispostos a sentar com Wendel em busca de apoio. Membros da chapa do MDB já teriam até se encontrado com o pré-candidato Rodrigo Borges (Republicanos).

Uma fonte política da cidade chegou a falar que há a possibilidade de Wendel tentar a reeleição para a Câmara. Para isso, o primo dele, Renan Barros, que disputaria o Legislativo, deve recuar para Wendel entrar no jogo. A coluna tentou contato com o presidente da Câmara, mas ele não respondeu.

A união dos opositores

O evento de lançamento da pré-candidatura de Theodorico Ferraço (PP) nesta quinta-feira (11) à Prefeitura de Cachoeiro chamou atenção pois reuniu opositores declarados no palanque do veterano, que vai em busca de seu quinto mandato como prefeito. Evair de Melo (PP) e Ricardo Ferraço (MDB) estiveram juntos. Nomes, aliás, cotados para o governo em 2026.

Trem de volta ao trilho

Conversa entre o presidente do PP em Vitória, Marcos Delmaestro, com o presidente do Republicanos, Erick Musso, e Lorenzo Pazolini colocou “o trem de volta ao trilho”. Isso porque nos últimos dias, a relação entre PP — que quer o posto de vice de Pazolini — e o prefeito estremeceu. A conversa aparou arestas após Soraya Manato (PP) ter ensaiado disputar a eleição.

Rivalidade sadia em família!

O governador Casagrande (PSB) publicou foto junto ao seu neto, Cauan. O detalhe é que Casagrande estava com a camisa do Botafogo, seu time do coração, e o neto, de dois anos, com a do Flamengo. “Flamengo tentando decolar no Brasileirão, mas o Fogão tá na cola”, brincou o governador.

E agora, PT?

O PT de Linhares está com grande impasse nas mãos. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) não autorizou que o ex-deputado Zé Carlos Elias, que estava sendo apresentado como nome da sigla à Prefeitura de Linhares, se filiasse ao partido.

O motivo da decisão do TRE é que Zé Elias está com direitos políticos suspensos e, por conta disso, não pode se filiar. Agora, o PT não tem pré-candidatura na cidade e fica a pergunta: quem a legenda irá apoiar à prefeitura?

Briga dentro do PL pode gerar até expulsão

Após Carlos Manato (PL) ter falado que a sigla devia a ele quantia em dinheiro que teria sido prometida durante campanha ao governo, o presidente nacional, Valdemar Costa Neto, gravou vídeo afirmando que o partido não deve nada e que Manato estaria fazendo “gritaria inútil”. Ainda, nos bastidores, a vontade de Manato de se licenciar para estar em palanques de outras siglas piorou a situação. Pelo regimento interno, o partido pode até estudar uma expulsão.


Galeria

Juiz das garantias no ES

De forma inédita, o Estado terá os juízes de garantia nas eleições. A informação foi confirmada pelo TRE-ES. Os profissionais serão responsáveis, dentre outros assuntos, por avaliar pedidos de inquéritos relacionados a crimes que possam ter sido cometidos em âmbito eleitoral.

Nome feminino

O PP está empenhado em fazer de Naciene Vicente (PP) a próxima prefeita de Ibiraçu. É a única mulher na disputa pelo Executivo municipal.

Apoio para Câmara

O deputado federal Messias Donato (Republicanos) declarou que vai apoiar Max Pitangui (PRD) à Câmara da Serra, não à prefeitura.

Rumores aumentam

Marcelo Santos (União) continua em Brasília. Se encontrou com o presidente nacional Antônio Rueda. Rumores de que ele será o próximo presidente do União no Estado estão crescendo. Nos bastidores, o atual presidente, Felipe Rigoni, estaria confiante de que continuará à frente do partido.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: