Partido tradicional perto do fim
Confira a coluna desta quinta-feira (06)
Fundado em 1988, o PSDB deve deixar de existir já no próximo mês. O partido está perto de ser incorporado ao Podemos. Na próxima segunda, em Brasília, as Executivas nacionais das duas siglas vão se reunir e devem selar a incorporação.
As conversas estão avançadas e sendo conduzidaspelos deputados federais Aécio Neves (PSDB-MG), Renata Abreu (Podemos-SP), além de Pastor Everaldo (Podemos). Com a novidade todos os nomes que fazem parte hoje do PSDB serão incorporados ao quadro do Podemos.
A expectativa em Brasília é de que, daqui a alguns anos, existam poucos partidos. No Espírito Santo, o quadro vai mexer no tabuleiro político de 2026 e também no curto prazo. Na Assembleia Legislativa, por exemplo, o Podemos passará a ter quatro deputados, já que Vandinho e Mazinho hoje são do PSDB.
Mais fortes para 2026
Com a chegada de mais políticos ao “novo” Podemos, expectativa é de que no Estado o deputado federal e presidente da sigla, Gilson Daniel, saia fortalecido, bem como o projeto do governador Renato Casagrande (PSB) para 2026, que deve ganhar uma frente ainda mais ampla. Tucanos tradicionais, porém, têm reclamado sobre extinção do partido.
Rei e primeiro-ministro
Em movimento político, o governador substituiu o secretário da Recuperação do Rio Doce, Ricardo Ianotti (PSB), pelo ex-prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi (MDB). Nos bastidores, Ricardo será nomeado subsecretário e continuará na parte técnica da secretaria, enquanto Guerino será a “cara” da pasta, fazendo articulações políticas.
Sorte da barrinha “virou”
O vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), seguiu os passos de Casagrande (PSB) e encomendou as “barrinhas de cereal” em sacolinhas do Flamengo para ver se a iguaria daria sorte ao Rubro-Negro contra o Fogão. E deu. Ricardo comemorou o título em cima do clube de coração de Casagrande.
Grande desafio
O ex-prefeito de Cachoeiro Victor Coelho (PSB), que vai assumir a Secretaria de Turismo, tem grande desafio à frente.
Terceiro secretário da pasta nos últimos anos, vai precisar tocar uma área que tem sido tratada como fundamental para o Espírito Santo no que diz respeito à Reforma Tributária.
A nomeação, porém, teve teor mais político, para abrigar o ex-prefeito da maior cidade do Sul e possível candidato à Câmara Federal.
Distribuição de comissões avança na Assembleia
As conversas sobre a titularidade das comissões continuam na Ales. Até o momento, já foram definidas as seguintes: Xambinho (Pode), Infraestrutura; Mazinho (PSDB), Finanças; CCJ, Pagung (PSB); Agricultura, Espíndula (PSD); Saúde, Bruno Resende (União); Cooperativismo, Allan Ferreira (Pode); Educação, Madureira (PP), Segurança, Bahiense (PL). Consumidor é disputada por Vandinho (PSDB), Muribeca (Rep) e Fábio (Rede). Tucano é favorito.
Galeria
Nomeado em Brasília
Ex-vereador da Serra Igor Elson (PL), que disputou eleição à prefeitura serrana em 2024, foi nomeado como auxiliar parlamentar no gabinete do senador Magno Malta (PL). “Sou fiel ao Magno, são quase 25 anos de parceria”, disse à coluna.
Mudança na Sudene
Senador Magno Malta apresentou projeto que propõe inclusão de todos os municípios do Estado na área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Ideia é corrigir desigualdades no acesso a incentivos fiscais.
Há chances...
Conversas de que Marcus Vicente (PP) pode assumir a secretaria da Casa Civil no lugar de Júnior Abreu (PDT) ganham forças.
Participação Popular
Vereador de Vitória Aylton Dadalto (Rep) lançou iniciativa para envolver a população no desenvolvimento da cidade. Comitês de Apoio ao Mandato, que serão formados por grupos temáticos. Encontros serão bimestrais.