Pacotão econômico na Câmara
Artigo publicado na edição desta terça-feira (23), do jornal A Tribuna
Com dois capixabas, o Centro de Estudos da Câmara dos Deputados (Cedes) apresentou um pacotão de projetos contendo 11 propostas legislativas que tratam sobre retomada econômica e geração de emprego e renda no pós-pandemia.
Segundo o presidente do Cedes, deputado Josias Da Vitória (PP), são oito projetos de lei, duas indicações ao governo Lula (PT) e um projeto de lei complementar. O outro parlamentar capixaba que faz parte do grupo é Victor Linhalis (Podemos).
“Essas medidas pretendem contribuir para a recuperação do País sob novas bases econômicas, produtivas e sociais. Bases que levam em conta as transformações tecnológicas e a transição energética para uma economia de baixo carbono”, explica Da Vitória.
A publicação final do estudo, que está em fase de conclusão, está prevista para ser lançada em julho.
Tecnologia
Uma das propostas no pacotão dos deputados sugere ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações a criação de uma linha transversal de financiamento para fomentar a pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos e serviços relacionados à tecnologia digital, o 5G e Open-Ran, com recursos oriundos dos fundos setoriais de ciência e tecnologia.
Candidato a prefeito?
O secretário estadual de Segurança, Alexandre Ramalho, postou foto com Da Vitória, presidente do PP-ES. Antes mesmo da publicação, burburinhos davam conta de possível candidatura dele a prefeito de Vitória ou Vila Velha. “O burburinho é sempre bom, porque somos lembrados. Mas o momento é de muito trabalho. A pasta é pesada e exige muito de todos nós”
Pedidos de basta ao racismo
Políticos capixabas usaram as redes, ontem, para prestar solidariedade ao jogador brasileiro Vinícius Júnior que tem sido alvo constante de racismo na Espanha. O último episódio, domingo. O prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho (PSB), foi um deles. “Quais serão as providências La Liga?”, questionou.
Leia mais
Mais aumento
A Câmara de Barra de São Francisco aprovou recentemente projeto que reajustou em 54,5% os salários dos vereadores para a próxima legislatura, que inicia em 2025.
Os 13 parlamentares atuais recebem R$ 6 mil e os próximos, que poderão ser eles novamente, passarão a ganhar R$ 9.273,24.
Na matéria também ficou estabelecido que os vencimentos serão aumentados anualmente em março, levando em conta o IPCA.
Mulheres debaterão o abuso sexual de crianças
A União Brasileira de Mulheres (UBM) de Cariacica realiza amanhã, às 19 horas, no Centro Cultural Frei Civitella, em Campo Grande, um encontro em memória de Araceli e ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A conversa será conduzida pela advogada e presidente daquela UBM, Valdirene Correa Vasconcellos e terá a participação da procuradora de Justiça do MP-ES Catarina Cecin Gazele.
galeria
Outras convidadas
Além de Catarina Cecin Gazele, que também é professora titular de Ciências Penais da Ufes, participam do encontro a advogada Ariane Rasseli Sfalsini e as policiais civis Marta Silva da Costa, Maria Aparecida Sfalsini e Arcangela Pivetta. As quatro são autoras do livro Inocência Violada.
Estadualização
O presidente da Assembleia, Marcelo Santos (Podemos), encaminhou ofício ao governador Renato Casagrande (PSB) solicitando a estadualização do trecho da BR-262 entre o quilômetro zero e o 1,3 km, onde está a Ponte Governador Gerson Camata, também conhecida como Segunda Ponte. Segundo ele, a proposta visa melhorar a infraestrutura rodoviária da região, garantindo maior segurança e mobilidade para os cidadãos.
Mediação
O 11º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Serra realizou uma pauta recente de mediação com 20 sessões de acolhimento das partes, redesignação e acordos.