Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Os frutos da reestruturação

Coluna foi publicada nesta quinta-feira (22)

Eduardo Maia, do Jornal A Tribuna | 22/08/2024, 12:32 12:32 h | Atualizado em 22/08/2024, 12:32

Imagem ilustrativa da imagem Os frutos da reestruturação
MDB passou a ser comandado no Estado pelo vice-governador Ricardo Ferraço há menos de um ano |  Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Há menos de um ano, em outubro de 2023, o MDB passou a ser comandado no Estado pelo vice-governador Ricardo Ferraço (MDB). Desde então, o partido tem colhido frutos dos movimentos de Ricardo para que a sigla pudesse ser reestruturada. Até então, o modo de gestão do partido passava por uma “queda de braços” entre a ex-senadora Rose de Freitas (MDB) e o ex-deputado federal Lelo Coimbra (MDB).

O deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) foi um dos maiores entusiastas para Ricardo deixar o PSDB e voltar ao MDB. Além disso, a recuperação emedebista é também importante para o governador Casagrande (PSB), que ganhou um partido considerado histórico em sua aliança. Quando os números são analisados, não restam dúvidas sobre a reestruturação: em 2024, o MDB terá 715 candidatos. Em 2020, foram 502. Nas eleições para deputados em 2018, foram 23 nomes.

Histórico e números

Quando se fala em Vitória, o último vereador eleito pelo MDB foi Zezito Maio, em 2016. Desde então, o partido não emplaca novo nome no Legislativo. Este ano a sigla, presidida por Sergio Borges, lançou 22 candidatos. Atualmente, somente quando se trata da Grande Vitória, o MDB ocupa as presidências das câmaras de Vila Velha, Cariacica e Guarapari.

Fama de apaziguador

Após conversas de que Aridelmo Teixeira (Novo) teria ficado chateado em não ter sido escolhido para a vice de Pazolini (Republicanos), o empresário volta a aparecer junto ao prefeito. O responsável por “apagar o incêndio”, nos bastidores, foi o presidente estadual republicano, Erick Musso, já conhecido pela fama de apaziguador. “Vitória unida”, disse.

Na história de Silvio Santos

O presidente da Assembleia, Marcelo Santos (União), ao lamentar a morte de Silvio Santos, revelou ligação do apresentador com seu pai, ex-deputado Aloízio Santos. “Meu pai foi presidente da CPI das Loterias e, nos anos 1970, falava ao telefone com frequência com Silvio Santos”, relembrou.

Eleitor atento

O candidato à Prefeitura de Vila Velha João Babá (PT) publicou, em um grupo do PT, que “ninguém vai se salvar sozinho”. A frase é em referência ao material de campanha de alguns vereadores, que estão sendo divulgados sem o nome do próprio Babá como candidato na majoritária. “Fui o vereador até hoje mais votado do PT, colei minha candidatura com o candidato a prefeito, que era Cláudio Vereza. O eleitor observa isso”, chamou atenção o petista.

Bolsonaro no Estado para apoiar candidatos

Uma das estratégias mais importantes do PL de Magno Malta é usar a figura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como cabo eleitoral dos candidatos às prefeituras por todo o Estado. Será em setembro que Bolsonaro vai desembarcar no Espírito Santo. “Agradeço o convite de vocês. O Espírito Santo é realmente um Estado que me apoiou massivamente, fico feliz com isso. Até os próximos dias”, disse Bolsonaro, ao lado do deputado federal Gilvan (PL).


Galeria

Próximo do empresariado

O candidato à Prefeitura da Serra Weverson Meireles (PDT) esteve reunido com a Associação do Empresários da Serra (Ases) para apresentar seu plano de governo. Foi recebido pelo presidente da Ases, Fabio Junger.

Espírito Santo é destaque

O governador Renato Casagrande (PSB) esteve nesta quarta-feira (21) em Brasília para participar do painel de governadores do Centro de Liderança Pública (CLP). Foi divulgado ranking, no qual o Espírito Santo saltou de 10º para 6º lugar no País em competitividade, ou seja, na atração de investimentos.

Com a ex-primeira-dama

A chapa Alexandre Ramalho (PL) e Laryssa Rodrigues (PL), que vai disputar a Prefeitura de Vila Velha, gravou vídeo de campanha com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).

Vai apoiar o Mengão

O candidato João Coser (PT), de olho na Prefeitura de Vitória, assiste nesta quinta-feira (22) ao jogo do Flamengo no Triângulo das Bermudas.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: