Olhos na retomada do poder
Coluna publicada no jornal A Tribuna
O oitavo mandato do vereador de Vila Velha Ivan Carlini (Podemos) no Legislativo canela-verde começa em janeiro. Foi por seis vezes presidente da Casa, o que representa 12 anos. Não conseguiu se reeleger no pleito de 2020, mas agora, de volta ao local em que foi por 28 anos vereador, já é um dos nomes no radar para a presidência.
Nos bastidores, há vereadores que apoiam o nome de Carlini, por já conhecerem a atuação dele como presidente. Durante mandatos dos ex-prefeitos Max Filho (PSDB) e Rodney Miranda, por exemplo, garantiu independência dos vereadores, mas sem deixar de fazer a “ponte” com o Executivo.
A avaliação interna é de que ele conseguiria ter “jogo de cintura” com os parlamentares, até porque houve aumento na oposição da Casa, mesmo com o prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos) continuando com a maioria dos pares a seu lado.
A palavra é sagradaUma das características de Carlini que agradam aos vereadores é de cumprir com a palavra nos acordos internos. A avaliação dos parlamentares é de que um presidente que consegue ter a confiança do prefeito e boa relação com os pares seria essencial para o equilíbrio da Casa. Mesmo assim, Ivan Carlini mantém cautela a respeito do tema.
Outros têm interesseAlém de Carlini, atualmente há Rogério Cardoso (Podemos) e Oswaldo Maturano (PRD). O primeiro seria um nome apoiado pelo atual presidente, Bruno Lorenzutti (MDB), informação, porém, negada pelo emedebista. Já o segundo é o atual vice-presidente da Casa, mas internamente enfrentaria resistência entre colegas parlamentares.
Fez autocrítica
O vereador eleito de Vila Velha Rafael Primo (PT) é o primeiro petista a conseguir vaga na Casa desde 2012.
Após a vitória de Ricardo Nunes (MDB) sobre Guilherme Boulos (Psol) em São Paulo, comentou: “Hora de reavaliar. Algo não vai bem com a esquerda brasileira. Negar não muda a realidade, e será com autocrítica que retornaremos ao projeto progressista”. O PT elegeu 13 vereadores no Estado, mas não emplacou nenhum prefeito.
Com a mão na... pimenta
O deputado João Coser (PT) é conhecido pelos colegas por ser apaixonado por agricultura. Recentemente, ajudou em um processo de secagem de pimenta-do-reino. Colocou a mão na massa, ou melhor, na pimenta, carregando sacadas. A dúvida que fica: o que Coser fará com tanta pimenta?!
Prefeito capixaba foi o 5º mais votado do Sudeste
O prefeito Wanderson Bueno (Podemos), reeleito para comandar Viana, atingiu 92,49% votos válidos. Além de ter sido o candidato mais bem votado do Estado, ocupa a 5ª posição entre prefeitos com maior percentual de votos no Sudeste, que conta com 1.668 municípios, e na 5ª posição também do Brasil, considerando cidades com mais de 40 mil eleitores. Há quem diga que o presidente do Podemos, Gilson Daniel, já teria projetos futuros para o prefeito.
GALERIA
Caldo entornou...
Como se já não bastasse os atritos de Max Pitangui (PRD) e o PL durante as eleições, nos bastidores fala-se que Pitangui e o presidente do PL no Estado, Magno Malta, estão passando por momentos conturbados.
Posse em Cariacica
Após mais de 40 anos sem concurso público na câmara de Cariacica, em breve o presidente da Casa, vereador Lelo Couto (MDB), dará posse a 8 aprovados em cargos administrativos.
Mudança de cadeiras
O deputado Julio da Fetaes (PT) se despede da Assembleia. Suplente de João Coser (PT), assumiu para que o ex-prefeito pudesse participar da eleição. Coser retorna às atividades amanhã. Já Fetaes deve disputar vaga para a Assembleia em 2026.
Início da transição
Já aconteceu a primeira reunião das equipes de transição de governo em Colatina. Renzo Vasconcelos (PSD) assumirá a cadeira que hoje é de Guerino Balestrassi (MDB).