Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

O foco agora será diferente

Coluna foi publicada nesta quarta-feira (21)

Eduardo Maia, do Jornal A Tribuna | 21/08/2024, 10:33 h | Atualizado em 21/08/2024, 10:33

Imagem ilustrativa da imagem O foco agora será diferente
Prefeitura da Serra: com a ausência de Sergio Vidigal (PDT) na disputa eleitoral, Pablo Muribeca (Rep) deve passa a ter Audifax Barcelos (PP) como maior alvo de críticas |  Foto: Divulgação / Prefeitura da Serra

Ainda antes do período pré-eleitoral, o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos), na tribuna da Assembleia Legislativa, já tecia duras críticas ao prefeito Sergio Vidigal (PDT), se mostrando oposição à administração e já dando a entender que disputaria a prefeitura serrana.

No entanto, o que ele não esperava na época era que Vidigal não disputaria a eleição. O prefeito acabou surpreendendo e, no começo do ano, disse que não sairia em busca de seu 2º mandato consecutivo, mas que lançaria seu pupilo, Weverson Meireles (PDT). No final das convenções, Vidigal realmente bateu o martelo por Weverson. Pessoas ligadas a Muribeca entenderam, então, que ele teria de mudar o foco: antes com críticas ferrenhas a Vidigal, agora o maior alvo dele passa a ser Audifax Barcelos (PP), ex-prefeito da cidade. A “tecla batida” por Muribeca deverá ser a “renovação da Serra”.

Panorama e estratégias

Desde quando Weverson foi apresentado como candidato do grupo de Vidigal e, consequentemente, de Casagrande (PSB), internamente a cúpula do PDT acredita que Weverson tem crescido nas intenções de voto. Ao que indicam pesquisas internas de Audifax, por sua vez, é ele quem lidera a corrida serrana, com certa vantagem sem Vidigal na disputa.

2026 já está no radar

Apesar de estarmos na campanha de 2024, há quem diga que “2026 é logo ali”. Aridelmo Teixeira (Novo), aliado de Pazolini (Republicanos), confirmou à coluna que pretende disputar o governo do Estado daqui a dois anos. Detalhe é que Pazolini também é cotado para a disputa. “Pode ser pelo Novo, depende da construção, mas a vontade é essa”, disse.

Campanha até em festas

Diversos políticos capixabas, sobretudo os que vão disputar prefeituras em Vitória e Vila Velha, estiveram no Vital e no Festival Movimento Cidade. Além do intuito de curtir boa música, claro que a estratégia é estar perto da população no momento de campanha. Quem não é visto, não é lembrado!

Apoio de peso

O vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), nos bastidores, teria sido enfático, ainda durante as pré-candidaturas, em abraçar o projeto de Luiz Paulo (PSDB) em Vitória. A partir disso, o MDB municipal seguiu a determinação e na terça-feira (20), durante evento, pessoalmente, Ricardo falou para o próprio tucano:

“Temos que colocar Luiz Paulo na prefeitura. Isso deve acontecer para que Vitória tenha novamente seu devido lugar”, ressaltou.

Análises já começaram na Justiça Eleitoral

Com o término do prazo para o registro das candidaturas às eleições 2024 no último dia 15 de agosto, a Justiça Eleitoral deu início à fase de análise dos pedidos apresentados, que será feita por juízes eleitorais de primeira instância. Dia 16 de setembro é o prazo máximo para que todos os pedidos de registro – inclusive os impugnados e os respectivos recursos – sejam julgados pelas instâncias e para que as respectivas decisões sejam publicadas.


Galeria

Indiretas no ar

O candidato à Prefeitura da Serra Igor Elson (PL) aproveitou um encontro com o deputado federal Zé Trovão (PL-SC), que declarou apoio à campanha dele, para alfinetar Pablo Muribeca (Republicanos). “Esse homem do chapéu aqui, eu respeito e admiro”, disse o capixaba.

Campanha no Sul

O candidato a prefeito de Anchieta Marquinhos Assad (Podemos) e seu vice Edinho (MDB) lançam a campanha na sexta-feira (23), no comitê em frente à única loteria da cidade. O presidente estadual do Podemos, Gilson Daniel, confirmou presença.

Problemas na internet

A Assembleia Legislativa comunicou que a sessão, marcada para acontecer na terça-feira (20), acabou não ocorrendo por conta de problemas enfrentados no fornecimento de internet do local. Devido aos problemas, não seria possível haver transmissão da TV Ales, que, segundo a Casa, “é requisito indispensável, que assegura total transparência das sessões”.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: