Nova sigla trará mudanças
Coluna foi publicada nesta sexta-feira (10)
A partir de 2024, o Brasil terá um novo partido nas eleições. Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a criação do PRD, resultado da fusão entre o PTB e Patriota. No Espírito Santo, essa fusão vai fazer com que alguns políticos, já filiados às siglas, estudem ou até aceitem mudar de partido.
O vereador de Vila Velha Rômulo Lacerda (PTB) comentou que precisará entender o novo estatuto do PRD para tomar a decisão, mas que é “mais provável que mude de partido”. Leonardo Monjardim (Patriota), vereador de Vitória, afirmou que quer saber a linha ideológica que será seguida pelo PRD antes de tomar uma decisão. “Não descarto mudar de sigla”, disse.
O presidente do PTB no Espírito Santo, Bruno Lourenço, disse que acredita que o Coronel Weliton (PTB), único deputado do partido, continue no PRD. O deputado não retornou aos contatos da coluna.
Já chegou ao ES
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já está no Espírito Santo. Ele desembarcou no aeroporto na quinta-feira (09), por volta das 19h. Bolsonaro será homenageado nesta sexta-feira (10) na Assembleia, com a Comenda Domingos Martins e título de cidadão espírito-santense e ficará no Estado até este sábado (11), quando participará do evento PL Mulher, no Espaço Patrick Ribeiro.
Fim da União
O deputado estadual Denninho Silva (União) confirmou que está de saída de seu partido. “Recebi anuência da sigla, agora temos que aguardar a liberação junto ao TRE. Vou analisar qual o melhor partido para formar chapa para o ano que vem e fortalecer minha base para 2026. Não tem portas fechadas, mas MDB e Podemos são bons partidos”.
Saudades das areias
Além de vereador de Vitória, Duda Brasil (União) é hexacampeão mundial de futebol de praia com a seleção brasileira e jogou com diversos grandes nomes do esporte. Ele aproveitou os últimos dias de sol para relembrar uma foto na quadra de areia com o ex-jogador do Flamengo, o lateral Júnior. Apesar de sua atuação como parlamentar, o vereador sente saudade de seus tempos de atleta.
Contrários
A maioria dos senadores capixabas votou contra a reforma tributária, aprovada pela Casa por 53 votos a favor e 24 contra.
Dos senadores que representam o Espírito Santo, somente Fabiano Contarato (PT) foi favorável ao texto. Já os senadores Magno Malta (PL) e Marcos do Val (Podemos) foram contrários. Magno seguiu a orientação do PL de encaminhar voto contra. O partido de Do Val liberou a bancada, mas ele preferiu votar contrário ao texto.
Troca de partido acontece ainda neste mês
0 deputado Pablo Muribeca (Patriota) já tem data definida para se filiar ao Republicanos, presidido no Espírito Santo pelo ex-deputado Erick Musso. Foi confirmado à coluna pela equipe do deputado que a filiação acontecerá no próximo dia 23, às 19h, na Serra. Muribeca se apresenta como “terceira via” para disputar no município serrano contra o atual prefeito, Sérgio Vidigal (PDT), e o ex-mandatário, Audifax Barcelos (sem partido).