Muita coisa acontecerá até 2026
Coluna foi publicada nesta terça-feira (23)
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), agora oficializado candidato à reeleição ao Executivo canela-verde, chamou a atenção na convenção partidária que homologou seu nome à disputa em outubro. Segundo ele, é “fora de questão” deixar seu possível segundo mandato para disputar o governo do Estado em 2026. “Estou focado, em até 2028, ser prefeito de Vila Velha”, disse o mandatário.
No mercado político, porém, entende-se que a mensagem de Arnaldinho é por conta da oposição, principalmente ligada a Alexandre Ramalho (PL). O grupo do PL tem usado o argumento de que Arnaldinho, caso reeleito, “irá abandonar a cidade” antes do término do mandato. Pelas regras, se fosse disputar o governo, teria de deixar a prefeitura em abril de 2026.
Apesar da fala do prefeito, aliados dele têm dito que a possibilidade existe, e que disputar 2026 seria um sonho para ele.
Principal cabo eleitoral
A exemplo do evento de Arnaldinho, a megaconvenção de Euclério Sampaio (MDB) em Cariacica, que reuniu 6 mil pessoas e diversas lideranças, também contou com a presença do governador Renato Casagrande (PSB), que apareceu por vídeo. Arnaldinho e Euclério aproveitaram para enaltecer ainda mais Casagrande, que é aliado de primeira hora de ambos.
Não agradou a todos
O prefeito Euclério, ao final de sua megaconvenção, após agradecer aos presentes, ratificou o nome da vice: ex-secretária de Governo e Recursos Humanos Shymenne Benevicto.
No entanto, apesar de aplausos de boa parte dos presentes com o nome da nova vice, muitos integrantes da gestão saíram do evento insatisfeitos quando houve o anúncio.
Até opositores se encontram
Nas últimas semanas, políticos com e sem mandato têm intensificado presença nas feiras livres por todo o Estado. Recentemente, em uma cidade da Grande Vitória, houve até dois opositores que vão disputar a eleição que se esbarraram quando conversavam com eleitores na mesma feira.
Foi inusitada
A atual vice-prefeita e pré-candidata à Prefeitura de Vitória Capitã Estéfane (Podemos) esteve na convenção de Luiz Paulo (PSDB) no último sábado (20).
A presença dela foi encarada como inusitada, já que são dois adversários no pleito deste ano, e o Podemos reforça que não vai recuar da candidatura de Estéfane, apesar de que tem partido querendo atrai-la.
A ida de Estéfane surpreendeu até mesmo alguns integrantes do próprio Podemos.
Sugestão que o PSD apoie tucano em Vitória
O governador Renato Casagrande (PSB) esteve com o presidente estadual do PSD, Renzo Vasconcelos, para sugerir que o partido apoiasse um projeto na capital que fugisse da polarização vista nos últimos anos. Segundo o próprio Renzo, a sugestão foi que o PSD apoiasse Luiz Paulo (PSDB).
O ultimato, porém, virá somente no dia limite: 5 de agosto. Até o momento, Renzo não se encontro com Vandinho Leite e Luiz Paulo para discutir apoio.
Galeria
“Eleição definida nas ruas”
A deputada Camila Valadão (Psol), oficializada candidata à Prefeitura de Vitória formando chapa com Macaciel Breda (Rede), disse que vai brigar para chegar ao 2º turno. “Vão dizer que não é possível, mas vamos sair com certeza que eleição é definida no dia a dia, nas ruas da cidade. Se contrapondo aos interesses dos poderosos. Estou ansiosa”, disse.
Podemos no Norte
O Podemos realizou convenção em São Mateus no último final de semana, oficializando a candidatura de Marcus da Cozivip. Apoiam o projeto dele os partidos PRD, Solidariedade, Avante e Novo.
Vice à vista para reeleição
Cresce cada vez mais a possibilidade de Wanderson Melgaço (PSB) compor a vice do prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSB), que tentará reeleição. O outro nome que era cotado, Elcimar da Saúde (PSDB), acabou por não se desincompatibilizar no período previsto pela Justiça Eleitoral.