Movimento de jovens se une a favor de Ricardo Ferraço
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
Um grupo de cerca de 60 jovens lideranças políticas iniciou ontem, em Vitória, um movimento para aproximar cada vez mais o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), da juventude.
Segundo os organizadores, a ideia é fazer com que um canal seja aberto entre jovens e o vice-governador, já visando o processo eleitoral de 2026. Em um futuro breve, o planejamento é levar o projeto para outros municípios, além de espalhar o movimento por universidades e outros locais de encontro.
Ontem, na presença do próprio Ricardo, encontro contou com a subsecretária de Governo, Dâmaris Rizzi, o subsecretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Bruno Quintino, o vereador de Vitória Pedro Trés (PSB), o vice-prefeito de Irupi, Abercilio Machado, além dos presidentes do União Brasil e do Podemos de Vitória, Victor Ricciardi e Pedro Sarkis, respectivamente. Todos eles fazem parte da organização.
Ainda, prestigiaram o encontro o presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira (PSB); subsecretário de Estado de Recuperação do Rio Doce, Ricardo Iannotti; o presidente do PSB em Vitória, Fabrício Pancotto; e o diretor-geral do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo, Eduardo Vidigal, filho do ex-prefeito da Serra Sergio Vidigal (PDT).
Vereador de Linhares Caio Ferraz (Pode) não compareceu, pois no horário havia sessão da Câmara. Entretanto, também faz parte do grupo de organizadores.

Oportunidades e futuro
Durante seu discurso, Ricardo focou em falar de economia, oportunidades geradas pelo Estado e sobre “o futuro que a juventude quer”. Segundo organizadores, a ideia é "ouvir as principais demandas e anseios do público jovem, mantendo canal permanente com a dupla formada por Ricardo e o governador Casagrande (PSB), além de mostrar o legado da dupla".

“Torço pelo Euclério”
Em entrevista para A Tribuna, quando falou do cenário político de 2026, o prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa (Pode), deu sinais de preferências para o Senado, além do voto para Casagrande (PSB) — caso ele dispute. “Eu gosto do Euclério, do 'machão', torço e votaria nele”. “Machão” é como Euclério chama de forma carinhosa seus aliados.
Também citados
Scaramussa declarou que qualquer apoio efetivo dele ao Senado vai partir de alinhamento com Casagrande, Ricardo Ferraço (MDB) e também Gilson Daniel, que preside o partido ao qual ele é filiado: o Podemos.
“Também tem o deputado federal Josias Da Vitória (PP), que está ajudando muito a cidade pela bancada, tem estado muito próximo da gente. Ele nem estava no nosso palanque, e agora está junto. Tyago Hoffmann (PSB), Felipe Rigoni (União) e Marcelo Santos (União) também.
Ligação foi motivo de festa
Deputado estadual e presidente do PT no Espírito Santo, João Coser, comemorou ontem em plenário o telefonema feito entre Lula (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. “Foi uma conversa amistosa, durante 30 minutos. Aceno muito importante aos brasileiros”, ressaltou.
Reunião com representante da Caixa pode animar
Durante reunião em Brasília na última semana envolvendo a direção da Caixa Econômica Federal e a Câmara de Vitória, foi revelado que hoje, o prefeito Lorenzo Pazolini (Rep), se reunirá com uma liderança do banco na capital.
Embora seja uma reunião para falar sobre projetos de habitação para o município, as lideranças da Câmara estão na expectativa de um entendimento sobre as negociações com a instituição para o uso do edifício Castelo Branco.
Aproximação no sul
Deputado federal Messias Donato (Rep) esteve ontem com o prefeito de Cachoeiro, Theodorico Ferraço (PP). “Conversamos sobre os desafios atuais das cidades e da política do Estado”. Recentemente, Ferraço promoveu almoço em prol do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), mentor político de Donato.
Corrida foi pauta
Presidente da Ales, Marcelo Santos (União) esteve ontem em um almoço com os deputados. Dentre outros assuntos, falaram da corrida da Assembleia Legislativa, que vai celebrar os 190 anos do órgão. Acontece em novembro.
Ponte em Guarapari
Marcelo Santos também esteve com o presidente do Sindbares de Guarapari, Marcelão (PRD). Pauta do encontro foi turismo, especificamente da Cidade Saúde. Expectativa de que Marcelo também comece a buscar lideranças locais para aumentar sua capacidade eleitoral na cidade.