Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Melhor hora para arquivamento

Coluna foi publicada nesta quinta-feira (04)

Eduardo Maia | 04/04/2024, 11:40 11:40 h | Atualizado em 04/04/2024, 11:40

Imagem ilustrativa da imagem Melhor hora para arquivamento
Processo que pedia a cassação do mandato do vereador Arnaldinho Fontoura foi arquivado |  Foto: Divulgação

Os vereadores de Vitória decidiram por placar elástico arquivar o processo que pedia a cassação do mandato do vereador afastado Armandinho Fontoura (Podemos). O placar de 11x2 favorável a isso, segundo interlocutores, destaca que os parlamentares, internamente, estavam cansados do assunto e queriam “terminar logo com isso”, além de que em ano de eleição, estariam desconfortáveis com possíveis cobranças do eleitorado.

Além de agora não ter perigo de perder o mandato, pessoas próximas ao vereador — que seria o presidente da Casa, caso não fosse preso por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) —, garantem que esse foi o “timing perfeito” para a decisão. Isso porque nesta quinta-feira (04) ele vai se filiar ao PL, durante evento que vai reunir diversas lideranças da sigla, como Plenário antecipou. O objetivo é que Armandinho não só dispute reeleição, mas seja um dos maiores ativos da sigla.

Apoio, mas em troca...

De todos os partidos que “fazem gosto” à pré-candidatura de Luiz Paulo Vellozo (PSDB) para a Prefeitura de Vitória, o União Brasil, presidido no Estado pelo secretário de Meio Ambiente, Felipe Rigoni, foi o único que anunciou abertamente apoio.

Pessoas próximas a ele garantem que, por conta disso, o União “exige” a vice na chapa de Luiz Paulo.

Saída esfriou

Após estar com quase os dois pés dentro do PP, tendo o nome chancelado pelo presidente Da Vitória, a tendência é de que o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos) continue mesmo no partido de Gilson Daniel. A decisão teria sido tomada em conversa com o governador Casagrande (PSB), que preferiu que o prefeito seguisse no Podemos por motivos eleitorais.

Dança até o amanhecer

A deputada Raquel Lessa (PP) dançou ao som do Forró de Itaúnas nas redes sociais. A parlamentar comemorou porque Itaúnas foi reconhecida pela Assembleia como a capital estadual do Forró, a partir de projeto de lei dela. Nos bastidores, Raquel é conhecida por ser a mais entusiasta do ritmo.

Disputa de vice

Durante reunião do MDB de Vitória, com presença de deputados e outras autoridades, a 1ª suplente de Fabiano Contarato (PT) no Senado, Ana Paula Tongo (MDB), colocou seu nome na mesa para ser “vice-prefeita” da cidade. Lideranças do partido responderam que “não existe candidato a vice” e que Ana Paula seria “ótimo ativo para a Câmara”. O MDB na capital deve ser neutro nas majoritárias e liberar filiados para apoiar quem desejarem.

Fora da política, mas influência continua

O vereador de Cachoeiro, Júnior Corrêa, que foi pré-candidato à prefeitura pelo PL se filiou ao Novo. Recentemente, ele comunicou que deixará a vida pública para seguir vida religiosa. Apesar disso, decidiu ir para o Novo para poder terminar o mandato. Na cidade, o Novo está fechado com Ferraço (PP), que colocou o nome à disposição para o pleito. Cabe lembrar que Corrêa e Magno Malta (PL) tiveram atrito antes do anúncio da saída do vereador do partido.


Galeria

Oposição em Vitória

O vereador Vinícius Simões, que faz parte da oposição ao prefeito da capital comunicou que deixa o Cidadania para se filiar ao PSB, de Casagrande. Ele ressaltou que vê na sigla um “partido equilibrado”. Ele, que deixa o Cidadania, esteve perto de fechar com o PSD, mas encontrou no PSB um projeto melhor. “Relação com PSD continua ótima”, garantiu.

Já do lado da situação...

O vereador Davi Esmael (PSD), aliado do prefeito da capital também está de mudança de partido. A vontade é se filiar ao Republicanos, mas ainda tem sido preciso “aparar algumas arestas” internamente.

Vem para a disputa

O empresário Du Kawasaki, que era do PP e se ofereceu pessoalmente para a vice de Lorenzo Pazolini (Republicanos) mudou de partido. Agora, ele é pré-candidato à Prefeitura de Vitória pelo Avante. Além disso, o empresário também vai dirigir o partido na capital, de acordo com comunicado.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: