Lula vai acatar decisão da Ufes
Coluna foi publicada nesta quarta-feira (08)
Após um embate eleitoral quente, representantes das chapas 10 e 20 disputarão nesta quarta-feira (08) a eleição que vai decidir o comando da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) pelos próximos 4 anos. São cerca de 30 mil pessoas aptas a votar.
Esse número envolve alunos, professores e servidores da universidade. O candidato à reitoria da chapa 10 é o professor do Departamento de Química Eustáquio Vinícius Ribeiro de Castro. Já a chapa 20 tem como representante a professora do Departamento de Psicologia Social Edinete Maria Rosa.
A novidade da eleição, desta vez, é que a tradição do presidente da República em acatar a decisão da votação vai voltar. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai nomear quem os eleitores da universidade escolherem. A informação foi confirmada pelo ex-deputado Perly Cipriano (PT) e diversas outras lideranças da sigla do Espírito Santo.
Processo interrompido
A dúvida sobre a nomeação surgiu após o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), durante seu mandato, decidir não nomear a presidente eleita para o quadriênio 2020-2024, a cientista Ethel Maciel.
Caso fosse nomeada por Bolsonaro na ocasião, Ethel seria a primeira mulher a comandar a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Vitória sem diretório
Apesar da nomeação do vice-governador do ES, Ricardo Ferraço (MDB), como novo presidente da legenda do Espírito Santo, Vitória continua sem um diretório definido. Segundo lideranças do MDB, é possível que a escolha aconteça em janeiro.
A falta de um “norte” na capital estaria preocupando o partido, que quer montar chapas de vereadores.
Fuga do rebaixamento
O presidente da Assembleia, Marcelo Santos (Podemos), publicou um vídeo correndo na esteira da academia, trajando a camiseta do Vasco, seu time do coração. Na legenda, uma analogia com a saída do clube carioca da zona da degola. “logo cedo fazendo 'levantamento', e não 'rebaixamento'”, brincou com a situação de seu próprio time.
Propósito
Os deputados e pré-candidatos à Prefeitura de Vitória João Coser (PT) e Camila Valadão (Psol) almoçaram juntos. Segundo Camila, na pauta do encontro os desafios para “transformar os rumos de Vitória”. Coser já se reuniu, também, com o pré-candidato Tyago Hoffmann (PSB). Os três têm o mesmo propósito, o de sentar na cadeira do Executivo municipal. No entanto, a esquerda de Vitória ainda avalia os passos que se seguirão.