Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Intervenção e novo candidato

Coluna foi publicada na sexta-feira (29)

Eduardo Maia | 01/04/2024, 11:04 11:04 h | Atualizado em 01/04/2024, 18:52

Imagem ilustrativa da imagem Intervenção e novo candidato
Presidente do PSDB, Marconi Perillo anunciou intervenção no diretório do partido em Vila Velha, consagrando Max Filho como líder da sigla no município |  Foto: Divulgação/PSDB

O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, anunciou intervenção no PSDB de Vila Velha, como antecipado por Plenário na quarta-feira (27). A partir de agora, o partido volta para as mãos do ex-prefeito Max Filho (PSDB), que esteve com os dois pés dentro do PDT, mas, por conta da movimentação para conseguir o partido de volta, a filiação não ocorreu. Max chegou a articular com o deputado federal Aécio Neves (PSDB) para ter o partido novamente. Ao menos, nos bastidores.

Isso porque, na prática, o presidente da “comissão interventora” será Maurício Gorza, ex-vice-prefeito da cidade e braço direito de Max. Ele, inclusive, segundo garantiu à coluna, será o nome que vai disputar a majoritária. O grupo que assume com a “benção” da nacional estava insatisfeito com os rumos tucanos na cidade, já que o partido havia anunciado que iria compor com o atual prefeito, Arnaldinho Borgo (Podemos).

Troca criou mal-estar

O presidente estadual, deputado Vandinho Leite (PSDB), havia topado compor com Arnaldinho e estava há um tempo rompido com Max. Ele, inclusive, nomeou o agora ex-presidente do diretório Richard Rodrigues para tocar o projeto de apoio ao prefeito, que agora foi substituído por Gorza. A mudança, notoriamente, gerou mal-estar entre lideranças.

Nome sacramentado

O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou que o novo Procurador-Geral de Justiça do Espírito Santo será o promotor Francisco Martínez Berdeal. Ele foi o segundo mais votado entre os três que compuseram a lista tríplice, recebendo 132 votos. Casagrande precisou de seis dos 15 dias para bater o martelo em torno de Berdeal.

Troca de experiências

O governador Renato Casagrande (PSB) aproveitou o pré-feriado para visitar o ex-governador do Estado, Max Mauro, que foi eleito em 1986. Em algumas oportunidades, Casagrande já disse que nutre respeito e admiração por Mauro. “O encontro foi uma troca de experiências”, disse uma fonte.

Inelegível?

Corre no meio político informação de que Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) estaria inelegível. Processo, que condena o ex-prefeito por improbidade administrativa, tem decisão de 2016 e fala que ele estaria inelegível “por período de 8 anos”. Em contato com a coluna, a assessoria de Luiz Paulo informou, porém, que “o ex-prefeito está plenamente elegível para as eleições, pois existe decisão judicial do TJ suspendendo a condenação”.

Aos 45 do 2º tempo, corregedoria tem reviravolta

A corregedoria da Câmara de Vitória decidirá no próximo dia 09 se o processo que pede a cassação do vereador Armandinho Fontoura (Podemos) seguirá ou não para votação em plenário. No entanto, o grupo ficou desfalcado. Luiz Emanuel (Republicanos) renunciou o posto e, por conta disso, não poderia haver votação. A expectativa é de que no início da semana que vem haja escolha de novo membro. Cabe lembrar que Zouain e Armandinho possuem histórico de desavenças.


Galeria

Saia justa tucana?

O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo virá ao Estado na segunda-feira (1º) para lançar pré-candidaturas. O evento acontecerá na Assembleia. Interlocutores têm indagado: com a intervenção que ele autorizou em Vila Velha, “passando por cima” de Vandinho Leite, o evento pode virar uma saia justa. “Ainda mais se Gorza for sacramentado candidato no dia”, disse uma fonte.

Fim de trotes

Denninho Silva (sem partido) apresentou projeto que quer combater trotes telefônicos para ocorrências policiais, serviços de resgates, combate a incêndios e atendimento a desastres. Autores da prática podem ter de pagar multa de R$ 9 mil.

Nome em Colatina

O partido Novo confirmou o nome de Vinícius Bragatto para a disputa da prefeitura de Colatina, no interior do Estado. No mesmo evento, o partido acabou definindo os escolhidos para a formação da chapa de vereadores.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: