Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Governador acelera para 2026

Confira a coluna desta quinta-feira (20)

Eduardo Maia, do Jornal A Tribuna | 20/02/2025, 15:00 h | Atualizado em 20/02/2025, 18:46

Imagem ilustrativa da imagem Governador acelera para 2026
Eduardo Maia

Ainda é fevereiro de 2025, mas o governador Renato Casagrande (PSB) tem dado cada vez mais indícios do que almeja para as eleições do ano que vem. Ontem, durante lançamento do novo “Fundo Cidades: Adaptação às Mudanças Climáticas”, o governador deu vários sinais aos prefeitos e representantes de outros poderes presentes.

“Se nós continuarmos com gente séria no governo, que tem capacidade de diálogo, ninguém vai segurar o Estado. Enquanto eu e Ricardo Ferraço (MDB) estivermos no governo, podem ter certeza que nenhum município, independente de partido político, ficará abandonado. Todos terão apoio, sem exceção”, ressaltou Casagrande. E complementou: “Quando começamos o segundo mandato consecutivo, acharam que iniciaríamos devagar. Mas continuamos acelerando. Quando o governo é bem avaliado, a chance de reeleição aumenta”. Recado foi dado.

Bola da vez do grupo

Casagrande também reservou boa parte do discurso para enaltecer Ricardo. “Vai trabalhar ainda mais nos próximos dois anos, porque está agora ombro a ombro comigo pela experiência que tem. Vocês conhecem ele há tempos e não têm notícia de qualquer ato ilícito cometido por ele”. Presidente da Ales, Marcelo Santos também endossou apoio a Ricardo.

Presentes e ausentes

Mesmo sem ter sido apoiado pelo governador Casagrande durante as eleições de 2024, o prefeito de Guarapari, Rodrigo Borges (Republicanos), chegou ao evento junto ao governador. Por outro lado, os prefeitos de Vitória e Colatina, Lorenzo Pazolini (Republicanos) e Renzo Vasconcelos (PSD), respectivamente, não se fizeram presentes no encontro.

Menos gente no jogo do Fogão

Imagem ilustrativa da imagem Governador acelera para 2026
Jogo do Botafogo no estádio Kleber Andrade | Foto: Fábio Nunes/AT

O governador Casagrande (PSB), botafoguense de coração, abriu ontem seu discurso no evento do Fundo Cidades brincando com a situação de seu próprio time. “Tem mais gente aqui prestigiando do que no último jogo do Botafogo no Kleber Andrade”. A fala tirou gargalhadas dos presentes.

Quer disputar

Ex-deputado federal Carlos Manato (PL) contou à coluna que está com o nome à disposição para disputar vaga no Senado. Segundo ele, isso acontecerá se houver algum partido que dê as condições.

“Não queria sair do PL, mas estou sem espaço lá. Respeito Magno Malta, mas não temos tido diálogo. Tenho conversado com Erick Musso, Josias Da Vitória e outros nomes. Ainda tenho algum tempo para trabalhar”, revelou Manato.

Vice-prefeito de Cachoeiro assume secretaria

O vice-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Júnior Corrêa (Novo), foi nomeado pelo prefeito Theodorico Ferraço (PP) para o cargo de secretário municipal de Gestão Especial.

A nova pasta, que é uma evolução do antigo cargo de Gerente-Geral do Município, tem como objetivo dar maior apoio à administração municipal, com foco na melhoria da qualidade de vida da população.

Galeria

Senador ganha presidência

Conforme esperado nos bastidores do Congresso, o senador capixaba Fabiano Contarato (PT) foi eleito presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado. A eleição ocorreu ontem, e o parlamentar conduzirá os trabalhos da comissão no biênio 2025-2026.

Arquidiocese e governo

Foi firmado ontem um convênio entre governo do Estado e a Arquidiocese de Vitória para recuperação de uma quadra esportiva no Morro São Benedito, em Vitória. Foi uma das últimas agendas oficiais de Dom Dário como arcebispo. 

Evento do MP-ES adiado

O Ministério Público do Estado (MP-ES) adiou o evento Conecta MP-ES, previsto inicialmente para hoje. A decisão foi tomada após solicitação da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), que apontou a impossibilidade de participação dos prefeitos devido a um compromisso com o governo do Estado.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: