Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Sigla histórica e fim melancólico

Confira a coluna desta quarta-feira (19)

Eduardo Maia, do Jornal A Tribuna | 19/02/2025, 14:10 h | Atualizado em 19/02/2025, 14:10

Imagem ilustrativa da imagem Sigla histórica e fim melancólico
Eduardo Maia

O PSDB foi fundado em 1988. Logo virou um dos maiores partidos do País. Teve participação direta na criação do Plano Real em 1994, quando Fernando Henrique Cardoso (PSDB), então ministro da Fazenda, chefiou a equipe que implementou o projeto econômico brasileiro naquele ano.

Entretanto, com o passar das décadas, o partido foi perdendo musculatura. Nas eleições municipais de 2024, no Espírito Santo, elegeu quatro prefeitos, seis vices e 55 vereadores. Resultado bem abaixo da média de anos atrás. O cenário nacional também não tem sido muito diferente.

Por conta de toda a turbulência que o PSDB tem passado, com alguns filiados apontando até mesmo “crise de identidade”, o partido está prestes a ser incorporado ao Podemos, conforme Plenário antecipou em primeira mão. As últimas reuniões com a direção nacional das duas siglas já aconteceram.

Serão 180 vereadores

Quando a mudança for constatada, o “novo” Podemos no Espírito Santo terá o seguinte quadro: um senador, dois deputados federais, quatro deputados estaduais, 15 prefeitos, 18 vices, e 180 vereadores. Politicamente, o presidente estadual do partido, Gilson Daniel, será um dos mais fortalecidos com o movimento. Terá em mãos um partido gigante.

Como irão reagir?

Resta saber como os tucanos irão reagir. O presidente estadual da sigla, deputado Vandinho Leite, caso siga no “novo” Podemos, certamente buscará um espaço de destaque. Tem boa relação com Gilson Daniel. Filiados históricos capixabas como Luiz Paulo Velozzo Lucas, Max Filho, Emílio Mameri, e outros terão de definir seus futuros.

Encontro inusitado em BSB

Imagem ilustrativa da imagem Sigla histórica e fim melancólico
Governador Renato Casagrande e Vanderlei Luxemburgo | Foto: Reprodução/Redes sociais

Governador Renato Casagrande (PSB), durante encontro com lideranças em Brasília, teve um bate-papo inusitado.

Esteve com o técnico de futebol Vanderlei Luxemburgo. A conversa gerou uma série de risadas entre Casagrande e o “pofexô”, que também é filiado ao Podemos.

Possibilidades

A vice-prefeita de Cariacica, Shymenne de Castro (PSB), ressaltou em entrevista ao Estúdio Tribuna Online que está à disposição do prefeito Euclério Sampaio (MDB) como possibilidade de sucedê-lo na prefeitura nas eleições municipais que acontecerão em 2028.

“Estou à disposição do prefeito Euclério Sampaio. O que for conversado, decidido por ele, eu estarei ao lado, caminhando pelo projeto”, ressaltou a vice-prefeita.

Ex-prefeitos e ex-vice nomeados na Assembleia

Movimentos para nomear ex-prefeitos e ex-vices continuam na Assembleia, no intuito de “pavimentar” o terreno para as eleições de 2026. Desta vez foram nomeados: Thiago Loungui, ex-prefeito de Rio Novo do Sul, no gabinete de Bruno Resende (União); Josemar Fernandes, ex-prefeito de Atílio Vivácqua, no gabinete de Toninho da Emater (PSB), e Thiago Carreiro (União), ex-vice-prefeito da Serra, na Secretaria da Casa, por influência de Pablo Muribeca (Republicanos).

Galeria

Dividir para conquistar

Governador Casagrande (PSB) e seu vice, Ricardo Ferraço (MDB), tiveram pautas separadas ontem. Casagrande esteve em Brasília para participar de encontro com lideranças. Esteve com seu correligionário, vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB); Ricardo esteve em São Paulo para participar da Marmomac, evento especializado em mármore e granito.

Só elogios...

Deputado Sergio Meneguelli (Republicanos) elogiou ontem na tribuna da Assembleia o prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos (PSD). Segundo ele, em pouco tempo de administração, já realiza bons projetos. Ambos são politicamente próximos e a ida de Meneguelli para o PSD é considerada.

Democracia digital

Deputada federal Jack Rocha irá receber André Janones (Avante-MG) e Manuela D'Ávila (sem partido) para o evento “Democracia Digital: entre polarização e fake news”. Será no dia 14 de março, em Vitória, às 19h.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: