Final da novela em breve
Coluna foi publicada nesta quarta-feira (20)
Com a soltura do vereador Armandinho Fontoura (Podemos) do Complexo Penitenciário de Viana na terça-feira (19), após um ano e três dias preso, acusado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de participar de milícias digitais, os olhos de Armandinho voltam para a situação na Câmara de Vitória.
O vereador, até então afastado, está impedido, por força de nova decisão do ministro Alexandre de Moraes, de voltar a exercer cargo de função pública, por tempo indeterminado.
No entanto, do outro lado, a defesa de Armandinho vai apresentar, ainda nesta semana, as alegações finais no processo que pede a cassação do mandato dele na Câmara de Vitória, onde foi aberto um processo sob argumento que Armandinho cometeu quebra de decoro. Segundo um dos advogados do vereador, a equipe de Armandinho está “confiando no bom senso de justiça dos vereadores da Casa”.
Corregedoria
Em contato com a coluna, Karla Coser, relatora do processo, afirmou que “todas as etapas estão sendo conduzidas com observância dos princípios do devido processo legal e da ampla defesa”. Após as alegações finais da defesa, um novo prazo de até 10 dias úteis se abrirá para que o parecer final seja apresentado e, por fim, submetido à Corregedoria.
Definições
Segundo interlocutores do PT no Espírito Santo, o partido terá as definições das majoritárias até fevereiro. A expectativa do partido é que os principais municípios do Estado tenham candidaturas majoritárias. Na Grande Vitória os principais nomes são João Coser (Vitória), Babá (Vila Velha) Célia Tavares (Cariacica) e Elcimara Loureiro (Serra).
Ventania atrapalha o jogo
Na terça-feira (19), enquanto aguardavam para se reunir com o governador para tratar do ICMS, alguns deputados aproveitaram para colocar a conversa em dia no Palácio Anchieta. Tyago Hoffmann (PSB) reclamou que quando venta muito, o seu futevôlei fica prejudicado. “Muda a direção da bola”, comentou.
Proibição
Uma PEC que proíbe a redução do piso salarial da enfermagem por meio de convenção ou acordo coletivo foi apresentada na terça-feira (19) no Congresso pelo senador Fabiano Contarato (PT). A PEC foi construída pelo capixaba após o Supremo Tribunal Federal (STF) formar maioria para manter como referência para o piso de enfermagem 44 horas semanais e permitir redução do piso proporcionalmente à redução da jornada.