Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Esquerda quer disputa no Sul

Coluna foi publicada nesta sexta-feira (09)

Eduardo Maia | 09/02/2024, 11:29 h | Atualizado em 09/02/2024, 11:29

Imagem ilustrativa da imagem Esquerda quer disputa no Sul
Ex-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim e presidente do PT no município, Carlos Casteglione estaria buscando articulações para o fortalecimento da esquerda nas eleições para o Executivo |  Foto: Divulgação / AL-ES

O ex-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione (PT), que também preside o partido na cidade contou à coluna que tem conversado com possíveis candidatos e atores políticos da esquerda, no intuito do grupo se fortalecer para as eleições. Na última semana, o Rede Sustentabilidade lançou um pré-candidato à disputa, Wesley Correa. Segundo Castiglione, o surgimento de mais um nome acaba engajando a esquerda na cidade, que vai se opor às candidaturas dos deputados mais ligados a direita, como Allan Ferreira (Podemos) e Dr. Bruno Resende (União).

A carta na manga de Casteglione para voltar ao poder é o momento encarado como favorável: Lula (PT) à frente da presidência da República e Renato Casagrande (PSB) do governo do Estado. Ele, inclusive, é subsecretário de Trabalho e Emprego de Casagrande e tem boa relação com o governador.

Quer deixar o partido?

Representando a direita conservadora em Cachoeiro há o vereador Juninho da Cofril (PL), que tem candidatura tida como certa. No entanto, nesta quinta-feira (08), ele deixou os adversários com uma pulga atrás da orelha, pois publicou uma nota que dá a entender que ele pode deixar o PL e disputar por outro partido. “Momento de dúvidas e incertezas”, disse.

Diferença entre nomes

O governador Renato Casagrande (PSB), durante apresentação do novo secretário de Segurança, Eugênio Ricas, comentou que não é preciso que o novo escolhido tenha o perfil “midiático”, muitas vezes visto quando Ramalho era secretário. “O que eu vou pedir, como pedia ao antigo secretário, é para que a resposta aos casos venha de imediato”, admitiu.

Comemorou com a MUG

Pessoas próximas ao prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), disseram que ele foi um dos mais animados nas comemorações do bicampeonato da Mocidade Unida da Glória (MUG) no Carnaval de Vitória. “Vila Velha é terra de campeões. O troféu está em casa”, disse Arnaldinho.

Rejeitadas

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mantiveram a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) e mantiveram a rejeição da prestação de contas do deputado federal Gilvan da Federal (PL) referentes às eleições de 2022.

O deputado não teria cumprido os requisitos para a transferência de dívida de campanha. A coluna tentou contato com Gilvan, mas até o fechamento, não houve retorno.

Legislação mais dura contra pó preto

A Comissão de Meio Ambiente da Assembleia aprovou um relatório favorável ao projeto de lei que estabelece política, normas e diretrizes de proteção da qualidade do ar atmosférico no Estado.

A matéria, de autoria do deputado Fabrício Gandini (PSD) prevê que de dois em dois anos seja preciso avaliação para readequar a quantidade da substância presente no ar. Atualmente, não existe nenhuma regra de avaliação.


Galeria

Só se for prefeitura

Apesar de ter conversado com alguns partidos e que, caso se filie ao PL, poderia ser um nome para à Câmara da Serra, Max Pitangui (PRD), que foi preso e depois solto por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, cravou: “Se não tiver partido para uma eventual disputa da majoritária, eu não disputo nada”.

Prestação de contas

A secretária da Fazenda de Vitória, Neyla Tardin, prestou contas à Comissão de Finanças da Câmara de Vitória, presidida pelo vereador Leonardo Monjardim (PRD).

Novo ouvidor

O conselheiro Sebastião Carlos Ranna de Macedo, do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) foi eleito, por unanimidade, o ouvidor da Corte para o biênio 2024-2025. Entre outras funções, o ouvidor tem o dever de assegurar o regular desenvolvimento do controle social da administração pública pelos cidadãos do Espírito Santo.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: