Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Escolhido age pelos bastidores

Coluna foi publicada nesta quinta-feira (07)

Eduardo Maia | 07/03/2024, 11:15 11:15 h | Atualizado em 07/03/2024, 11:15

Imagem ilustrativa da imagem Escolhido age pelos bastidores
Junior Abreu foi escolhido pelo governador Renato Casagrande como novo secretário da Casa Civil |  Foto: Hélio Filho / SECOM-ES

Somente tendo se passado dois dias em que os deputados escolheram Davi Diniz como novo conselheiro do Tribunal de Contas (TCE-ES), o governador Renato Casagrande (PSB) já fez a escolha para substitui-lo: Junior Abreu. A celeridade no processo de escolha demonstra a importância da titularidade da Casa Civil para o governador, visto que o secretário está incessantemente em contato com deputados. E é por conta disso que o Casagrande escolheu Abreu para o trabalho de substituir Diniz, tarefa considerada quase impossível, já que Diniz tinha acesso livre entre parlamentares de todos os espectros políticos. Abreu é considerado por interlocutores como pessoa que terá boa articulação e ao mesmo tempo será discreto, além de não ser candidato a nenhum cargo eletivo. Atualmente, Abreu, que já foi ligado a Vidigal (PDT), é diretor de Relações da Cesan e possui expressa confiança de Casagrande.

Relações após votação

Maioria dos deputados votou a favor da soltura de Assumção (PL), preso há oito dias. Somente quatro votaram contra, Camila Valadão (Psol), João Coser (PT), Iriny Lopes (PT) e Tyago Hoffmann (PSB). Nos bastidores, uma pergunta tem circulado: a partir de agora, como será a relação fora do plenário de Assumção com esses deputados?

Decisão neste mês

O deputado Tyago Hoffmann (PSB) e pré-candidato à Prefeitura de Vitória disse que a ideia da ala mais ligada ao centro é de que ele ou o ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) seja escolhido para representar outra opção para o eleitor de Vitória. A decisão, no entanto, passará por Casagrande (PSB) e Ricardo Ferraço (MDB).

Fã de gastronomia

O secretário de Ciência e Tecnologia Bruno Lamas (PSB) divide tempo entre serviço público e gastronomia. Participou de palestra sobre tendências da gastronomia e também diz que pratica a culinária em casa com frequência. “Hoje a janta é por minha conta e para minha esposa”, disse em um post.

Parecer positivo

O vereador de Vitória afastado, Armandinho Fontoura (Podemos) recebeu parecer da Polícia Federal, considerado por pessoas próximas a ele como favorável. Segundo publicação do jornal Gazeta do Povo, não foram encontradas provas para indicia-lo quanto a crimes antidemocráticos. A investigação encontrou, porém, indícios de crime de injúria contra o ministro Alexandre de Moraes. Na Câmara, o processo já está na corregedoria e pode ir em breve à plenário.

Ex-conselheiro é oficialmente presidente do MDB

Como antecipado pela coluna, o ex-conselheiro do TCE-ES Sérgio Borges é o novo presidente do MDB em Vitória. Além de Borges, fazem parte: Renato Borges, sobrinho do ex-conselheiro, como tesoureiro; Thomaz Tommasi Filho, como membro, além de mais duas pessoas. Chama atenção que não há indicados da ex-senadora Rose de Freitas e do ex-deputado Lelo Coimbra. A ordem de Ricardo Ferraço, presidente estadual, é reerguer o MDB.


Galeria

Mudança de número

A partir das eleições deste ano, o Podemos passará a utilizar o número 20, como número da legenda, em substituição ao 19. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou a mudança com base na incorporação do PSC pelo Podemos, ocorrida no ano passado.

Ouvidora da mulher

A desembargadora Rachel Durão Correia Lima foi reconduzida ao cargo de Ouvidora da Mulher do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) para o biênio (2024/2025). A fim de dar início as atividades a magistrada se reuniu com a secretária Estadual das Mulheres, Jacqueline Moraes (PSB).

Nova presidente

Na semana em que se celebra o Dia da Mulher, vereadores de Vitória simbolicamente, entregaram a presidência para Karla Coser (PT). Durante sessão, Karla destacou a importância do gesto e a necessidade de que mais mulheres ocupem lugares de decisão na sociedade.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: