Em busca de um vice
Coluna foi publicada no domingo (14)
Mesmo sem ter confirmado que disputará a reeleição neste ano, interlocutores do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), garantem que isso vai acontecer. A partir disso, surge uma dúvida: quem será o vice na possível chapa de Arnaldinho?
Em conversa com vereadores da Câmara de Vila Velha, Casa que vota praticamente tudo junto à prefeitura, o relato é que o nome do presidente Bruno Lorenzutti (Podemos) é “um dos que tem mais apreço pelos vereadores e pelo prefeito”.
Interlocutores de Lorenzutti confirmam que a possibilidade de ser vice existe e que, inclusive, o presidente já recebeu convite de filiação de partidos como o PSB, Republicanos e PP, já que ele é do mesmo partido do prefeito e que uma chapa “puro-sangue” talvez não fosse tão interessante. À coluna, Lorenzutti afirmou que qualquer decisão que for tomar será em conjunto e com orientação de Arnaldinho.
E o governo?
Também foi veiculada a possibilidade de Cael Linhalis (PSB), pai do ex-vice prefeito Victor Linhalis (Podemos) ser vice de Arnaldinho, possibilidade negada à coluna pelo próprio Cael. Ele é filiado histórico do PSB e próximo ao governador Casagrande (PSB), aliado de primeira hora de Arnaldinho. Hoje, Cael é secretário de Planejamento da cidade.
Cravaram
Apesar de o ex-conselheiro Sérgio Borges ter dito à coluna que não definiu filiação após transferir o título para Guarapari, interlocutores afirmam que ele deve se filiar ao MDB, após ter se reunido com lideranças do partido. Caso o sobrinho Rodrigo Borges (Republicanos) não tenha boa aceitação, o ex-conselheiro pode ser candidato na cidade.
Cozinheiro inspirado
O possível nome do PT para disputar a Prefeitura de Vila Velha, João Batista Babá (PT) se arriscou na cozinha italiana ao cozinhar um risoto de hortelã. Para entrar no clima do menu, o ex-vereador escreveu o nome do prato em italiano. “Cozinhar com amigos e fazer aquela resenha”, disse.
Majoritárias
O presidente estadual do partido Novo, Iuri Aguiar, comentou que a sigla terá candidatos próprios às prefeituras de Colatina, que será Vinícius Bragatto; Ibatiba, onde o escolhido será Júnior da Pague Fácil; e São Gabriel da Palha.
Neste último município, de acordo com o presidente, o partido ainda está aguardando os trâmites finais para que o nome seja oficializado. “Nosso objetivo é que o partido cresça no Estado”, disse.
O jogo do Republicanos começou
Com a chegada do ano eleitoral, o presidente estadual do Republicanos, Erick Musso, irá se desdobrar na montagem de chapas e coordenação da campanha de Lorenzo Pazolini, em Vitória, sempre às segundas e terças. Já nas quartas, Musso atenderá na Serra, a frente da campanha de Pablo Muribeca, pré-candidato à prefeitura da cidade. Nas quintas e sextas, é a vez do interior do Estado. A maratona de agendas começa na próxima semana.
Galeria
Honraria
O deputado federal Gilson Daniel (Podemos) recebeu a medalha General Castro, do Corpo de Bombeiros do Estado. A honraria foi entregue pelo Coronel Cerqueira e é concedida a quem presta “relevantes serviços à Defesa Civil do Espírito Santo”.
Indústria
O setor de indústria do Espírito Santo teve o segundo melhor desempenho do País no período de janeiro a novembro do ano passado, quando houve crescimento de 9,4%. Os dados foram compilados pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).
Novo nome
O ex-prefeito e pré-candidato à Prefeitura de Marechal Floriano, Lidiney Gobbi, se filiou ao PP durante a convenção municipal do partido. Estiveram no evento o presidente estadual Da Vitória (PP), deputado federal Evair de Melo (PP) e também o deputado estadual Adilson Espindula (PDT), além de outras autoridades.