Efeito Bolsonaro nos ânimos?
Coluna foi publicada neste domingo (20)
A trama envolvendo Jair Bolsonaro (PL) parece estar deixando os ânimos ainda mais exaltados em parte dos aliados do ex-presidente no Espírito Santo. O partido, que realizou ontem seu encontro estadual, tem empossado também seus diretórios nos municípios, como ocorrido em Colatina, na quinta-feira.
Foi lá que o ex-deputado estadual e pré-candidato à prefeitura do município pelo PSD, Renzo Vasconcellos, teria sido convidado a se retirar do local.
Velho conhecido pelas polêmicas, o deputado federal do PL Gilvan teria falado alto para todos ouvirem que aqueles que apoiaram o governador Renato Casagrande (PSB) não eram bem-vindos no local e estavam convidados a se retirar.
Isso após Renzo ter composto, por determinado momento, a mesa do encontro. O ex-deputado teria então tentado sair despercebido, mas acabou chamando a atenção dos presentes.
Lançamento
No evento do PL em Colatina, o professor Luciano Merlo foi lançado pré-candidato a prefeito. Em 2020 ele ficou em 2º lugar. Perdeu por apenas 631 votos. O prefeito Guerino Balestrassi (Podemos) teve 20.072 contra 19.441 de Merlo. Mas o fato dele e Renzo serem prováveis concorrentes não seria o motivo da suposta expulsão. Visitas de cortesias são comuns.
Infiltrado
Renzo negou que tenha sido destratado e disse ter saído mais cedo por conta do filho recém-nascido em casa. Fonte próxima ao PL deu sua versão do que teria acontecido: Renzo participou da mesa, mas não teve direito a fala em nenhum momento, teria ficado desconfortável e saiu. Depois, Gilvan teria dito em discurso que no lugar havia um infiltrado.
Moqueca da discórdia
A eterna guerra sobre qual moqueca é melhor teve novo episódio, sexta, no encontro de presidentes de TREs, em Vitória. O governador Renato Casagrande disse para o desembargador que comanda a Justiça Eleitoral da Bahia, que a moqueca de lá é boa, mas é peixada. Arrancou risos de todos, mas depois amenizou dizendo que é a única coisa que o Estado concorre com os vizinhos.
Fator Neucimar
O evento estadual do PL em Vila Velha, ontem, foi cheio de público e de acenos, conforme avaliam observadores da política local. O primeiro, por ser na própria cidade canela-verde, o que indica a provável candidatura à prefeitura. O segundo, pela participação do ex-deputado e ex-prefeito Neucimar Fraga compondo a mesa do evento. Suplente na Câmara, Neucimar não deverá continuar no PP após aproximação com o PT no plano nacional. Com isso, ele pode pintar no PL e como candidato.
Os seis pretendentes de Euclério Sampaio
Seis nomes têm aparecido em Cariacica como cotados para ocupar o posto de vice na chapa de reeleição do prefeito Euclério (União). Os secretários municipais: de Ação Social, Danyelle Lirio; de Desenvolvimento Econômico e ex-deputada, Lúcia Dornellas; e de Relações Institucionais, Luiz Carlos Coutinho, o Índio. Além do diretor-presidente da Ceturb e ex-deputado, Marcos Bruno; do presidente da Ceasa, Antônio Carlos Secchin; e do vereador Flávio Preto.
Galeria
Combate à tortura
O Tribunal de Justiça (TJ-ES) instituiu um grupo de trabalho interinstitucional de cooperação. O objetivo é fortalecer e qualificar os procedimentos de prevenção e combate “à tortura e a outros tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes contra adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas no Estado”.
Plano de modernização
O presidente do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJ-ES (CGTIC), desembargador Pedro Valls Feu Rosa, esteve em Brasília, onde apresentou o Programa de Modernização do Poder Judiciário do Estado a deputados e senadores, entre eles capixabas.
Análise
O Senado analisará até o fim do ano o processo de aprovação do empréstimo junto ao BID para esta finalidade no Judiciário estadual.