Dobradinha e artilharia aberta
Coluna foi publicada nesta quarta-feira (24)
As repercussões das megaconvenções de Arnaldinho Borgo (Podemos) e Euclério Sampaio (MDB) do último fim de semana continuam fortes nos bastidores políticos. Os dois “pupilos” do governador Renato Casagrande (PSB) fizeram seus eventos no sábado (Arnaldinho) e domingo (Euclério). Um esteve presencialmente prestigiando o outro. Após atritos que tiveram em 2022, a dupla parece afinada para outubro.
A parceria tem sido tanta que, durante a convenção de Arnaldinho, Euclério teceu fortes críticas a Alexandre Ramalho (PL), adversário do atual prefeito de Vila Velha neste ano.
Com o microfone nas mãos, o emedebista disse que Ramalho, enquanto secretário de Segurança de Casagrande, “ficou 3 anos e meio sentado na cadeira e nunca procurou os prefeitos para ajudar”. “Agora quer fazer política sem ter o que apresentar em lugar nenhum”, disse o prefeito de Cariacica.
Sobrou até para Marujo
Euclério, ainda com a artilharia aberta, chegou a dizer que o trabalho de Ramalho frente à secretaria “foi tão negativo que em uma semana o novo secretário, Eugênio Ricas, prendeu um dos maiores traficantes do Estado”, referindo-se à prisão de Marujo. Após as convenções, ficou claro que, pelos discursos, a dupla pretende alçar voos maiores em 2026 e até em 2030.
Nova opção muda jogo
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), deverá ter mais um nome do PP como possibilidade de compor vice. É o presidente municipal Marcos Delmaestro. Ele se soma a Cris Samorini e Leandro Piquet. Parte da chapa de vereadores teria dito para Delmaestro se colocar à disposição. Um dos motivos é o tempo de casa: 19 anos de PP.
Seguirá os passos do avô?
O governador Casagrande (PSB) publica com frequência registros com seu neto Cauan. Desta vez, os dois colheram juntos uma mandioca. Na legenda, Casagrande usou um trocadilho, chamando o momento de “raiz”. Será que Cauan seguirá os passos dele, engenheiro florestal por formação?
Possível recuo
O ex-prefeito de Vila Velha e pré-candidato ao Executivo Neucimar Fraga (PP) marcou a convenção para o dia 3 de agosto, data próxima da limite — dia 5 — para as reuniões.
Interlocutores da sigla disseram que ter marcado para o fim do período possa ser estratégia para recuo. O que estaria pesando seria o fato de a cidade já ter candidatura à direita. Pessoas da chapa do PP à Câmara tem desejado caminhar com Arnaldinho (Podemos).
Bolsonaro presente em convenção de Assumção
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estará presente na convenção do pré-candidato à Prefeitura de Vitória Capitão Assumção. O encontro será no próximo sábado (27), às 9h, na sede da Aspomires. Bolsonaro, porém, participará de forma on-line e deverá vir presencialmente somente durante a campanha. Assumção, pela primeira vez após as medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), falará à imprensa. O vice também será divulgado.
Galeria
Desistência em Guarapari
O até então pré-candidato à Prefeitura de Guarapari Ted Conti (PSB) retirou seu nome do jogo para apoiar o projeto de Zé Preto (PP). Plenário já havia cravado a informação semanas atrás. O vice de Zé será anunciado na convenção do PP, que acontece dia 29. A coluna também antecipou que o escolhido é Gedson Merízio (Podemos), definição pessoal do governador Casagrande (PSB).
Lançamento no interior
O ex-prefeito de Itaguaçu Darly Dettmann tentará neste ano voltar ao comando da prefeitura. Ele já anunciou chapa com Mário João (MDB).
Dia da Mulher Negra
Haverá nesta quarta-feira (24) na Câmara de Vila Velha uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra e Latino-Caribenha, comemorado desde 1992. A expectativa é de que tenham cerca de 80 mulheres homenageadas durante a sessão. A iniciativa é da vereadora Patrícia Crizanto (PSB).