Direita crê em fortalecimento
Confira a coluna
A direita capixaba tem repercutido o fato de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ter sido indiciado pela Polícia Federal em inquérito que investiga tentativa de golpe de Estado em 2022. Nas redes sociais, lideranças como Magno Malta (PL), Gilvan da Federal (PL), e Messias Donato (Republicanos), por exemplo, aproveitam para criticar as atitudes do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Sob anonimato, algumas lideranças do PL, que tem Bolsonaro como líder, acreditam que, caso o ex-presidente continue inelegível ou se até mesmo uma prisão aconteça, a atitude vai acabar fortalecendo o ex-mandatário.
“Se não houver algo muito robusto, tudo o que for falado vai fortalecer o ex-presidente. Vejo que a base capixaba de Bolsonaro está unida. Podem até prender o ex-presidente, mas com certeza ele sairá fortalecido”, disse à coluna um deputado.
Por outro lado....
Já os parlamentares mais ligados à esquerda têm usado suas redes sociais para protestar contra o ex-presidente. Alguns até pedem a prisão do ex-mandatário. O senador Fabiano Contarato (PT), por exemplo, disse que Bolsonaro tinha um “plano nefasto para destruir a democracia”. Defendeu a ação da Polícia Federal e disse que não deve haver anistia.
Mais sete para lista
Após ter anunciado oito secretários, conforme Plenário antecipou, o prefeito eleito de Colatina, Renzo Vasconcelos (PSD), vai revelar mais sete nomes na próxima semana. A expectativa é de que desta vez sejam anunciados os titulares de pastas como Saúde e Educação, por exemplo. Até agora, Vasconcelos foi o eleito que mais anunciou secretários.
Não deixa a corrida de lado!
O governador Casagrande (PSB) participou de mais uma edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) em Florianópolis (SC). Mesmo de longe, publicou seu já tradicional “sextou, mas não sextarei”, desta vez fazendo uma de suas atividades físicas preferidas: corrida ao ar livre.
Histórico
Advogados capixabas elegeram ontem a primeira presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Espírito Santo (OAB-ES).
Erica Neves foi eleita com 53,08% dos votos e estará à frente da entidade no triênio 2025/2027. Foi eleita junto com o vice-presidente Carlos Augusto da Motta Leal. Nos bastidores, o recuo da candidatura de Neffa Junior e a posterior aliança com Erica teria favorecido a campanha da advogada eleita.
Almoço para ajustes finais em Cariacica
A tendência é de que o atual presidente da Câmara de Cariacica, Lelo Couto (MDB), seja reconduzido ao posto em janeiro de 2025, conforme Plenário antecipou algumas vezes. Na segunda-feira, Lelo terá um almoço com os cinco vereadores de primeiro mandato para fazer os ajustes finais.
A expectativa dele é de que seu nome seja consenso entre os vereadores. O prefeito Euclério Sampaio (MDB) é um dos entusiastas da recondução.
Galeria
Último encontro do ano
Acontece amanhã o último encontro de 2024 do diretório estadual do PL capixaba. Além do presidente da sigla, Magno Malta (PL), e o deputado federal Gilvan (PL), um dos convidados será o vereador de São Paulo Fernando Holiday (PL).
Votou presencialmente
O ex-governador do Estado José Ignácio, que é conselheiro da OAB-ES, fez questão de ir de forma presencial votar para a presidência da entidade.
Bebidas com menos imposto
O comércio comemorou a redução do ICMS sobre bebidas alcoólicas. A medida, anunciada pelo vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), é resultado de articulação da Frente Parlamentar em Defesa de Bares e Restaurantes, presidida pelo deputado Scaramussa (Podemos) e do Sindbares.
Já estão ansiosos
Segundo interlocutores, a ansiedade tem acompanhado alguns vereadores de Vila Velha por conta da eleição da Mesa Diretora.