Demarcação da Assembleia
Artigo publicado na edição desta quarta-feira (19), do jornal A Tribuna
Após o resultado das eleições ano passado muito se falou dos futuros embates que estariam por vir entre deputados eleitos da chamada direita conservadora e os de esquerda na Assembleia. O que se previa, enfim se materializou ontem com os lados bem demarcados. Motivo: a ocupação de uma fazenda de celulose de uma empresa, em Aracruz, pelo MST.
Pela direita, Capitão Assumção (PL) e Vandinho (PSDB) mais os novatos Lucas Polese (PL), Lucas Scaramussa (Podemos) e Alcântaro (Republicanos) classificaram líderes e membros do movimento de “criminosos”. “Não adianta falar que não é um ato criminoso, por que é”, disse Scaramussa.
Pelo lado da esquerda Iriny (PT) e a novata Camila Valadão (Psol) fizeram a defesa. “A área reivindicada está em litígio há muito tempo. Não é honesto chamar trabalhador de sol a sol, responsável por 70% da produção nacional assim”, disse Iriny.
Episódio mais severo
Observadores da política local creem que apesar de já terem ocorrido manifestações pontuais de cada grupo, o episódio de ontem foi visto como o mais severo entre eles. Outro tema abordado no Legislativo foi a morte de um músico por um soldado da PM. O autor do crime recebeu críticas de Denninho (União) e Danilo (PL), que defenderam a instituição.
Proibido por telefone
O governador Renato Casagrande (PSB) sancionou ontem e o Diário Oficial deverá publicar hoje, a nova lei que proíbe a celebração de empréstimo via telefone para idosos.
O autor do projeto de lei que resultou na norma, deputado Denninho, afirmou que é preciso proteger os idosos dos golpes que estão sendo praticados contra eles.
Leia mais
Para cego e não cego ver
O secretário estadual de Meio Ambiente, Felipe Rigoni (União), em postagem em rede social mostrou que não só é capaz de jogar boliche como também consegue acertar todas a bolas. “Já viu cego jogando boliche? E fazendo strike?”, trouxe a narração da postagem, também na versão “para cego ver”.
No 5 de maio
O deputado Alexandre Xambinho (PSC) e o secretário estadual de Saúde, Miguel Paulo Duarte Neto, se encontrarão no dia 5 de maio para dar prosseguimento à discussão sobre a reabertura do pronto-socorro do Hospital Jayme Santos Neves, na Serra. O prazo para que os dois voltassem a tratar do assunto era ontem, mas o secretário pediu o novo prazo por conta do tema estar em fase final de estudo e por sua participação no Conass.
Rede no Estado não apoiou grupo de ministra
A Rede Sustentabilidade elegeu no último fim de semana a Executiva Nacional que comandará o partido no biênio 2023 a 2025. A chapa reeleita “Rede Vive Pela Base”, da ex-senadora Heloísa Helena e do engenheiro ambiental Wesley Diógenes obteve 234 votos, contra 165 votos da chapa “Rede Vive”, apoiada pela ministra Marina Silva e pelo deputado federal e marido de Fátima Bernardes, Túlio Gadelha. A agremiação no Estado ficou com o primeiro grupo.
galeria
Perto da base
Segundo Laís Garcia, porta-voz da Rede no Estado o diálogo com Heloísa e Wesley foi construído por longo tempo e muito próximo da base. “Na Rede, todos os filiados são importantes, representam elos e ninguém pode se sobrepor, isso faz parte da democracia”, disse.
Autismo
As dificuldades no atendimento de autistas, como a falta de especialistas e a demora na emissão do laudo médico, foram debatidas pela Comissão de Saúde da Assembleia, ontem. Participaram: a presidente da Associação dos Amigos dos Autistas (Amaes), Pollyana Paraguassú, e os deputados Bruno Resende (União), presidente do colegiado, Zé Preto (PL) e Pablo Muribeca (Patriota).
Convite
O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Bruno Lamas, deverá ir em breve na Assembleia para falar sobre os programas de inovação no Estado. Ele foi convidado pela comissão que trata do setor na Casa.