Conversas se intensificam
Confira a coluna desta quarta-feira
Os diálogos sobre as eleições da Mesa Diretora da Câmara de Vila Velha estão se intensificando. Recentemente, outro nome foi apontado por vereadores eleitos como quem estaria se movimentando, o do vice-presidente e líder de Arnaldinho (Podemos) na Casa, Oswaldo Maturano (PRD).
Ele já tem a preferência de alguns vereadores e, segundo eles, está com o “bloco na rua” para tentar ganhar essa vaga, informação, porém, que não foi confirmada por ele. Além de Maturano, outros nomes ventilados são de Ivan Carlini (Podemos), Rogério Cardoso (Podemos) e Joel Rangel (Podemos), todos do mesmo partido do prefeito.
Apesar de ainda Arnaldinho não ter convocado uma reunião geral, nem dado nenhuma pista sobre quem prefere que seja o escolhido, a unanimidade entre os vereadores eleitos da base é a de que ele terá papel fundamental na escolha.
Na prática, já preside
Segundo informações de vereadores, Maturano já tem presidido as sessões há cerca de 23 sessões, substituindo o atual presidente, Bruno Lorenzutti (MDB), que tem atuado de forma mais administrativa, desde que rompeu politicamente com Arnaldinho. Cabe lembrar que ele travou disputa para ser escolhido vice do prefeito reeleito.
Correndo para assumir
Existe uma lei em Vitória, de autoria de Mazinho dos Anjos (PSDB) e Davi Esmael (Rep), que prevê que uma pessoa só pode assumir secretaria caso tenha curso superior. Erick Musso (Rep), que está cotado para assumir a secretaria de Governo, se forma no 1º semestre de 2025 em tecnologia em gestão pública. Correndo para poder assumir o cargo.
Fez inveja a fãs do Senna
O vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) esteve com seu filho em Interlagos (SP), e protagonizou momento de dar inveja aos fãs do ex-piloto Ayrton Senna. Assistiu à homenagem de Lewis Hamilton ao ídolo. “Senna é eterno em nossos corações. Hamilton dirigiu no carro dele!”, publicou.
Visão otimista
O deputado João Coser (PT) voltou à Assembleia, após período afastado por conta da disputa eleitoral de Vitória. Em discurso, agradeceu a equipe e fez balanço sobre o desempenho do PT, vendo um “copo meio cheio”.
“Não ganhei, mas dobramos nossa bancada de vereadores em Vitória. O PT aumentou presença em 38% das prefeituras. Não podemos soltar fogos, mas foi positivo”. No Estado, porém, o PT não fez nenhum prefeito.
Dança das cadeiras na Assembleia e governo
A expectativa na Assembleia Legislativa é de que em dezembro o cenário rumo à eleição interna esteja mais claro. Além disso, como Plenário chegou a apontar, também deve em breve haver dança das cadeiras.
Não somente com a saída de deputados que foram eleitos prefeitos, mas com nomes que podem integrar secretariado, como o de Tyago Hoffmann (PSB). Bruno Lamas (PSB) é o 1º suplente, e pode assumir a cadeira do deputado.
GALERIA
Mudança no secretariado
Especula-se que Tyago Hoffmann (PSB), deputado que já foi secretário de Renato Casagrande (PSB), possa assumir a secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Bruno Lamas, 1º suplente do PSB, é atual secretário de Tecnologia do Estado. Caso aceite, pode voltar à Assembleia, onde também foi deputado.
Mas, e os aliados?
Entretanto, partidos aliados do governo não devem gostar dessa possível configuração: caso Hoffmann e Lamas (caso recuse voltar à Assembleia), ambos do PSB, estejam nas secretarias, pode faltar espaço para outros partidos na administração.
Rumo à cidade vizinha
O advogado Otávio Postay, que era Controlador Geral da Prefeitura de Vila Velha, saiu do posto durante a campanha de Arnaldinho Borgo (Podemos). A partir do ano que vem, será secretário de Desenvolvimento Econômico de Rodrigo Borges (Republicanos), em Guarapari.