Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

“Conversaremos na hora certa”

Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos

Eduardo Maia, colunista de A Tribuna | 16/09/2025, 11:57 h | Atualizado em 16/09/2025, 11:57

Imagem ilustrativa da imagem “Conversaremos na hora certa”
Eduardo Maia. |  Foto: Divulgação

Deputado estadual João Coser foi empossado presidente estadual do PT no sábado (13). Para além da solenidade tradicional, chamou atenção que o deputado federal Helder Salomão (PT) se colocou como nome ao governo em 2026.

Helder, ex-prefeito de Cariacica, ressaltou que, se a candidatura for para valer, ou seja, tiver recursos para tal, e apoio do governo federal, entra no jogo. A fala foi endossada à coluna por João Coser. “Se houver condições, teremos candidatura ao governo. No Estado, nenhum outro grupo sinalizou que vai defender a reeleição de Lula com orgulho”, disse Coser.

Perguntado sobre como ficaria a relação com o governo estadual, do qual o PT é base, afirmou:

“No tempo certo vamos conversar com o governador. PT e PSB vão caminhar juntos em Brasília, e aqui teremos Contarato ao Senado, e Casagrande pode ser boa opção de voto do PT”, apontou o presidente.

Dificuldades à vista

Embora o MDB esteja na base de Lula, e seja cotado para indicar nome a vice do Presidente, o desenho local é diferente. Dificilmente o PT, por decisão própria, aceitaria apoiar o nome de Ricardo Ferraço (MDB) ao governo, e o vice-governador já indicou que não quer muita proximidade com a sigla de Lula. Resta saber qual será a determinação do PT nacional.

Apoios dentro do MDB

O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), segue aumentando seu leque de apoios ao Senado. Desta vez, conseguiu atrair para seu projeto o ex-deputado federal Lelo Coimbra, que também já liderou o MDB no Espírito Santo. O emedebista já teve alguns atritos com a ex-senadora Rose de Freitas, que também busca se cacifar para disputar a vaga.

“Jogando” até como roadie

Prefeito de Vitória, Pazolini (Rep) esteve junto a Erick Musso em cidades como Domingos Martins, Vargem Alta, Venda Nova e Ibiraçu nos últimos dias. Entre diálogos, “trabalhou” até como roadie — técnico responsável pela montagem e manutenção de equipamentos musicais. Acelerado!

Giro por Brasília

Governador Renato Casagrande (PSB) esteve ontem em Brasília para algumas agendas. Sobretudo para tratar a respeito de fundo de descarbonização, ferrovias e o tarifaço.

Encontrou-se com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), e com o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro.

Além disso, concedeu mais uma entrevista para uma rede nacional de notícias. 2026 já é logo ali.

Vice-prefeito pode ser candidato em 2026

Júnior Corrêa (Novo), atual vice-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, pode ser candidato a deputado estadual ou federal em 2026. Segundo informações, o próprio prefeito Theodorico Ferraço (PP) teria pedido para ele avaliar.

Para estadual, porém, a mulher de Ferraço, Norma Ayub (PP), já é cotada. Caso Júnior dispute pelo Novo, resta saber se a sigla será atraída para a base de Ricardo Ferraço (MDB). Até o momento, a legenda ainda não escolheu lado.

Galeria 

Movimentos intensos

Presidente da Assembleia, Marcelo Santos (União) vai promover a terceira edição do “Bora Dialogar”, evento de prestação de contas que tem um “quê” pré-eleitoral. O encontro é na quarta-feira (17), em Itapemirim, região Sul do Estado. Na segunda-feira (15), Marcelo esteve com Ricardo Ferraço (MDB) e com o ministro do STJ Luiz Salomão, em palestra sobre atualização do Código Civil. Discussão foi na Assembleia.

Tensão na Câmara

Vereador de Vitória André Brandino (Pode) manifestou apoio a Renato Casagrande (PSB) ao Senado, e afirmou que pode caminhar lado a lado com Euclério Sampaio (MDB) como 2º voto.

Tensão na cCâmara II

Declaração foi alvo de críticas de Davi Esmael (Rep), que disse que sendo de direita, Brandino não pode se posicionar dessa forma. “Vocês têm de ter imparcialidade. Me chamam atenção, mas semana passada falaram que todos aqui irão apoiar Pazolini (Rep). Aí tudo bem, né?”, indagou André Brandino.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: