Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Chapas com 50% de mulheres

Coluna foi publicada nesta quarta-feira (30)

Kleber Amorim | 30/08/2023, 10:35 10:35 h | Atualizado em 30/08/2023, 10:37

Imagem ilustrativa da imagem Chapas com 50% de mulheres
PSB, presidido nacionalmente por Carlos Siqueira, pretende disputar a Câmara de São Paulo com a chapa igualmente dividida entre homens e mulheres |  Foto: Divulgação/PSB

Em meio à quantidade de partidos que tiveram chapas cassadas após as últimas eleições municipais por causa de fraudes à cota de gênero, o PSB de São Paulo está com uma proposta ousada. Pretende lançar na capital paulista mais do que os 30% de que a legislação eleitoral exige para candidaturas femininas. Quer disputar a Câmara daquela cidade com chapa contendo 50% de candidatos homens e 50% de mulheres.

Isso impulsionado pela pré-candidatura à prefeita da deputada Tabata Amaral. O  partido deseja usá-la de chamariz para alcançar a meta. Em terras capixabas, a secretária estadual do PSB Mulher, Sônia Damasceno, almeja surfar na onda paulistana para também incentivar a mesma proporção por aqui.

“Queremos fazer uma eleição ano que vem voltada às mulheres. O PSB está trabalhando com essa vertente dos 50%.  Isso está ocorrendo em vários estados e aqui não ficará de fora.”

Dobradinha familiar

O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Bruno Lamas (PSB), que colocou o nome à disposição do PSB da Serra para ser candidato a prefeito do município, poderá ter a parceria do irmão no pleito do ano que vem. É que o empresário Adaucto Lamas cogita disputar uma vaga na Câmara. “Recebi convites do DC e do PSD e estou analisando com carinho”.

Aprovação na Câmara

O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024 em Vitória foi aprovado pela Câmara, ontem. Para o próximo ano, a previsão é de que a capital tenha receita primária de R$ 2,3 bilhões e despesa primária de R$ 2,5 bilhões. O projeto foi aprovado sem nenhuma emenda e segue para a sanção do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos).

Nos bastidores, só sorrisos

Discordando de  quase tudo sempre, inclusive em relação à atuação da Guarda Municipal de Vitória no cerco a bandidos na Leitão da Silva, os deputados da bancada da direita conservadora eram só sorrisos com as parlamentares da esquerda, em flagrante fotográfico feito nos bastidores da Assembleia.

Ganhou, mas não levou

O advogado do Espírito Santo Luiz Cláudio Allemand recebeu a maior quantidade de votos (22) na lista tríplice para o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas o presidente Lula (PT) optou pela advogada do Distrito Federal, Daniela Teixeira, que teve 20 votos. Ela era a única mulher na lista formada na semana passada e terá que passar agora por uma sabatina no Senado.

Debate sobre expansão da energia trifásica

As comissões de Agricultura e de Cooperativismo da Assembleia realizaram ontem uma reunião conjunta para debater o programa de energia trifásica no Espírito Santo. Na oportunidade, a Secretaria Estadual da Agricultura (Seag) apresentou o programa “Energia mais produtiva”, destinado à transformação da rede monofásica em trifásica, que é capaz de suportar equipamentos mais robustos utilizados em empreendimentos nas comunidades rurais capixabas.


Galeria

Menos oscilações

Os presidentes dos colegiados, os deputados Lucas Scaramussa (Agricultura) e Allan Ferreira (Cooperativismo), ambos do Podemos,  junto a produtores, cobraram do governo maior celeridade e menos burocracia na expansão da rede trifásica e a redução das oscilações de energia, que acarretam em perdas de equipamentos e maquinários como freezers, secadores de café e aeradores.

Adesão

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TC-ES), conselheiro Rodrigo Chamoun, assinou com o Supremo Tribunal Federal (STF) o termo de adesão ao Programa de Combate à Desinformação, promovido pela Corte superior. O mesmo tem a finalidade de enfrentar os efeitos negativos provocados pela desinformação e pelas narrativas odiosas à imagem e à credibilidade do STF.

Estágio em Direito

O gabinete da 3ª Vara Cível de Serra está com inscrições abertas para  vaga de estágio em Direito.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: