Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Caminho de União de tucano

Coluna foi publicada no sábado (06)

Eduardo Maia, do Jornal A Tribuna | 08/07/2024, 11:23 11:23 h | Atualizado em 08/07/2024, 11:23

Imagem ilustrativa da imagem Caminho de União de tucano
Prefeitura de Vitória: Vice de Luiz Paulo será o advogado Victor Ricciardi Rocha (União) |  Foto: Thiago Coutinho - 17/04/19

A chapa de Luiz Paulo (PSDB) em Vitória será com um integrante do União Brasil. A informação, antecipada por Plenário, foi confirmada nesta sexta-feira (05). Interlocutores do tucano garantem que o movimento seria para tentar fazer com que o União continue na coligação dele para as eleições. O nome escolhido foi do advogado Victor Ricciardi Rocha, ex-assessor de Rigoni, exonerado nesta sexta a pedido. Ele é também presidente do União em Vitória e homem de confiança de Felipe Rigoni, presidente estadual do partido. A princípio, MDB e PSB, que também apoiam Luiz Paulo, não quiseram indicar vice.

Originalmente, Luiz Paulo pretendia anunciar o vice no futuro, mas tudo acabou mudando após a chegada do presidente da Assembleia, Marcelo Santos, ao partido. Existe receio do tucano de caso o União vá parar nas mãos de Marcelo, o partido passe a apoiar a reeleição de Pazolini (Republicanos).

Aliados não abrem mão

Uma carta assinada por ao menos 11 vereadores de Vila Velha foi divulgada em favor do presidente da Casa, Bruno Lorenzutti (MDB), compor a vice com o prefeito à reeleição. Nos bastidores, Arnaldinho (Podemos) já tem conhecimento da vontade da Câmara e ele mesmo tem a preferência por Bruno, apesar da vontade do PSB em também indicar um nome.

Socialista balança

O nome do ex-presidente da Cesan Cael Linhalis (PSB) tem sido preterido não só pela maioria dos vereadores da cidade, mas também, nos bastidores, pelo próprio PSB municipal.

Internamente, o nome dele sofre rejeição por não ter identidade com Vila Velha e nunca ter sequer votado no município. Por conta disso, pode ser que o PSB indique outro nome.

Motociclista de Colatina

Aproveitando evento de motociclistas que acontecerá em Colatina, o prefeito Guerino Balestrassi (MDB) recebeu um colete jeans, típico de grupos de motociclistas. A roupa foi estampada com um brasão da cidade e com o nome Balestrassi. “Agora só falta a Harley”, brincou um interlocutor.

Projeto amigo

Apesar de não ter sido escolhido como representante do chamado “grupo dos 3” em Cachoeiro, que envolvia Diego Libardi (Republicanos) e os deputados Allan Ferreira (Podemos) e Dr. Bruno Resende (União), este último, nos bastidores, teria a intenção de indicar sua mulher, Rafaela Donadeli (União), para compor a vice de Libardi.

A intenção de indicar Rafaela é a influência política trazida na bagagem dela por seu partido, União Brasil.

Novo coronel na disputa e reclamações na capital

A Grande Vitória tem mais um coronel como pré-candidato à prefeitura. Além de coronel Alexandre Ramalho (PL), em Vila Velha, o coronel Wagner Borges, do Corpo de Bombeiros, anunciou que vai disputar em Vitória. O domicílio eleitoral já foi até transferido, já que ele mora em Vila Velha. Por conta de residir na cidade canela-verde, grupos de direita na capital, nos bastidores, tem estudado alguma forma de representar contra a candidatura de Wagner.


Galeria

Esquenta no noroeste

O PSB de Barra de São Francisco, partido do atual prefeito Enivaldo dos Anjos, já convocou suas convenções. Será no dia 5 de agosto, quando vão bater o martelo sobre a chapa. Ainda há um mistério se Enivaldo realmente disputa a reeleição, ou se indicará um sucessor. Assessor dele, Wanderson Melgaço (PSB), é possibilidade.

Consequências do união

Com a chegada de Marcelo Santos ao União Brasil, muitos cenários já estão sendo traçados. Denninho Silva, por exemplo, que sairia, já havia dito à coluna que decidiu ficar na sigla, mesmo apoiando Pazolini (Republicanos) na capital e o partido, Luiz Paulo (PSDB). A chegada de Marcelo Santos pode mudar os apoios.

Está de olho...

O ex-deputado Sergio Majeski (sem partido) é outro que estaria de olho em uma ida ao União Brasil, principalmente por ser próximo do presidente da Assembleia, Marcelo Santos, e na iminência de Marcelo passar a presidir a sigla.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: