Câmaras se juntam
Artigo publicado na edição deste sábado (15), do jornal A Tribuna
Os presidentes das câmaras de vereadores da Grande Vitória se reuniram, ontem, no Legislativo da capital, para assinarem um documento solicitando das prefeituras de suas cidades a realização de seis indicações criadas por eles relacionadas a segurança em escolas.
Estiveram presentes, além do anfitrião Leandro Piquet (Republicanos), Bruno Lorenzutti (Podemos), de Vila Velha; Saulinho da Academia (Patriota), da Serra; Lelo Couto (União), de Cariacica; e Wendel Lima (PTB), de Guarapari.
Os presidentes das câmaras de Viana, Joilson Broedel (Podemos), e Fundão, Paulinho Cole (Cidadania) fazem parte da iniciativa, mas não compareceram. Entre as indicações estão a implementação de um plano de evacuação e de contenção de ataque nas escolas e a instituição de um programa de saúde mental e atenção psicológica aos estudantes.
Votação primeiro
Antes de chegarem nas mãos dos prefeitos as indicações feitas pelos presidentes de câmaras passarão pela análise e votação dos demais vereadores de cada município. “A cooperação entre as Casas de Leis é necessária para o avanço das pautas locais. A integração entre os municípios é uma das formas mais coerentes de pensar políticas públicas”, diz Piquet.
Para falar de Apae
O ex-presidente da Câmara de Vitória, vereador Davi Esmael (PSD) convidou Vanderson Gaburro, presidente da Federação das Apaes no Estado, para apresentar os avanços e desafios delas em terras capixabas.
O convidado fará uso do espaço dado aos cidadãos na Casa de Leis municipal, que é conhecido como Tribuna Livre. Será na terça, às 9h30.
Voz de megafone
Pessoas que circulam por Bento Ferreira identificam de longe a voz do deputado estadual José Esmeraldo (PDT), que ecoa do escritório dele localizado neste bairro de Vitória. Há situações em que é possível ouvir, até do outro lado da rua, o inconfundível timbre do parlamentar.
Leia mais
Noite de música na Festa da Penha em Vitória
Inscrições
Seguem até o dia 26 as inscrições para o processo seletivo simplificado do Tribunal de Contas do Estado (TC-ES) para contratação em regime de designação temporária e formação de cadastro de reserva de profissionais de Tecnologia da Informação. O contrato será de 36 meses, prorrogável por igual período.
A avaliação será por meio de comprovação da experiência e qualificação profissional. Não haverá realização de provas na seleção.
Outros deputados na mira de golpe
Mais deputados relataram terem sido vítimas de uma tentativa de golpe com seus nomes. Além de Camila Valadão (Psol), Fabrício Gandini (Cidadania), Janete de Sá (PSB), Iriny Lopes e João Coser (ambos do PT), cujos casos foram noticiados ontem pela coluna, os colegas deles de parlamento Alcântaro Filho (Republicanos), Alexandre Xambinho (PSC), Danilo Bahiense (PL) e Denninho Silva (União) também tiveram seus nomes usados.
galeria
Modus Operandi
Em todos os casos o golpista se passou como assessor dos deputados convidando para um jantar e pedindo que acessassem m código de confirmação por SMS ou WhatsApp para obter credenciais. Duas pessoas teriam tido os celulares clonados.
Campanha
A Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros (Asses) lançou a “Campanha Solidária 2023”, que visa arrecadar fraldas geriátricas e produtos de higiene pessoal para pacientes acamados do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória. A Asses está recebendo o material em sua sede na Ilha de Monte Belo, na capital, e também receberá no dia 1º de maio em seu tradicional almoço de confraternização no clube em Bicanga.
Projeto para as romarias
As romarias da Festa da Penha, como a dos homens, que acontece hoje, poderão se tornar patrimônio cultural imaterial do Estado se projeto de Allan Ferreira (Podemos) for aprovado.
Leia mais
Descubra quais os chás permitidos durante a gestação