Briga por vice agora é pra valer
Coluna foi publicada no domingo (07)
Diversos nomes foram licenciados de seus cargos ou até exonerados nos últimos dias, rito que segue o que determina a Justiça Eleitoral para quem tem pretensões políticas em outubro. Em Cariacica, foi publicada no Diário Oficial a licença da contadora Shymenne De Castro (PSB), que é tida como a favorita para ocupar a vice de Euclério Sampaio (MDB), apesar de não ser unanimidade entre as pessoas próximas do emedebista.
Em Vitória, aos 45º minutos do 2º tempo foi publicado também o afastamento de Aridelmo Teixeira (Novo). Ele briga pelo posto da vice de Lorenzo Pazolini (Republicanos), que vai tentar se reeleger. Nos bastidores, apesar de o PP ter mais tempo de TV e também recursos para o prefeito, Pazolini teria a preferência pelo seu ex-secretário, que tem estado com ele desde o começo. No entanto, assim como Shymenne, o nome de Aridelmo não agradaria a muitos aliados de Pazolini.
Todos estão em campo
Na última semana houve a entrega do Mercado da Capixaba, uma das obras mais aguardadas pela gestão Pazolini. Além de Aridelmo, Cris Samorini (PP) e Leandro Piquet (PP) também estiveram. Este último, inclusive, tem estado em todas as inaugurações. Estão em campo como opções para Pazolini, que tem até as convenções para bater o martelo.
Terá soberania partidária
Desde o ano passado, internamente se fala na preferência de o PP ter a vice, porém isso pode mudar. O presidente municipal da sigla, Marcos Delmaestro, disse que o partido vai respeitar qualquer decisão de Pazolini, mas ponderou que o PP é um gigante estadual e federal. “Vamos respeitar qualquer decisão, mas temos que alinhar com as convicções do partido”.
Levou casaca para casa
A deputado federal Benedita da Silva (PT-RJ) esteve no Espírito Santo a convite do PT. A presidente estadual do partido, Jack Rocha, aproveitou a visita de Benedita para presentea-la com uma casaca, instrumento típico capixaba. A carioca, claro, aprendeu rápido a tocar o instrumento.
Para chancelar
“Ele está de volta”, diz o convite do evento de lançamento da pré-candidatura do deputado Theodorico Ferraço (PP) à Prefeitura de Cachoeiro. Como Plenário antecipou, acontece no próximo dia 11, no Jaraguá Tênis Clube. Ferraço vai se juntar na chapa com o vereador Júnior Corrêa (Novo).
Nos bastidores, Ferraço decidiu se lançar ao pleito deste ano muito por conta de Libardi (Republicanos) ter anunciado disputar. Os dois têm atritos.
André Mendonça é homenageado na Assembleia
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça foi homenageado na última sexta-feira (05) na Assembleia Legislativa, onde recebeu a Ordem do Mérito Domingos Martins, no grau Grã-Cruz, maior honraria oferecida pelo Legislativo capixaba. Ele recebeu a honraria pelo presidente da Casa, deputado Marcelo Santos (União). Outras autoridades também estiveram presentes, como o chefe do Ministério Público, Francisco Berdeal.
Galeria
Mistério continua
Luiz Paulo (PSDB), pré-candidato à Prefeitura de Vitória ainda não sabe se vai contar com o PSD na sua coligação. Isso porque ainda não houve acordo entre o presidente estadual do PSD, Renzo Vasconcelos, com o PSDB, partido de Luiz Paulo. Nos bastidores, Renzo quer apoio do PSDB em sua pré-candidatura à Prefeitura de Colatina. Esse poderia ser um dos motivos para moeda de troca.
Republicanos no projeto
O deputado federal Amaro Neto (Republicanos) esteve em inauguração de obra da Prefeitura de Vila Velha na última sexta (05). É mais uma forma de chancelar apoio do Republicanos ao projeto de Arnaldinho (Podemos).
Progressista no norte
Após ruídos com o projeto de reeleição do atual prefeito de Linhares, Bruno Marianelli (Republicanos), o PP pretende ter candidatura própria à prefeitura. O ex-deputado estadual Marcos Garcia, que é presidente municipal pode ser o nome escolhido para representar o partido.