Briga política invade Poderes
Coluna foi publicada nesta terça-feira (11)
A disputa eleitoral do Executivo de Vitória invadiu uma sessão solene na Câmara da capital. Isso porque a atual vice-prefeita da cidade e pré-candidata às eleições deste ano, Capitã Estéfane (Podemos), alegou ter sido impedida de ter um momento de fala durante homenagem a empreendedores.
Estéfane teria sido impedida de falar pelo vereador Leonardo Monjardim (Novo). Ela chegou a publicar vídeo em suas redes denunciando a ocasião e chamando de ato de silenciamento contra as mulheres. “Eu não vim aqui para palanque político, vim para homenagear porque me convidaram. Meu direito a fala como vice-prefeita foi cerceado”, disse.
Em vídeo, Monjardim se explicou. “Eu sou vereador de partido de direita, aliado incondicional do prefeito. Não é nada pessoal contra Estéfane, mas estamos em pré-campanha, uma foto nossa poderia gerar ruído, ela não foi convidada”.
Violência política
Estéfane, emocionada, saiu do plenário e disse que sofreu violência política e que não tinha intenção de falar sobre eleição, mas homenagear os empresários. “Não vou aceitar mais uma violência política contra mim, não ia falar sobre política”. Nos próximos dias, Estéfane vai protocolar denúncia contra Monjardim alegando violência política de gênero.
Autonomia do MP-ES
O novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado (MP-ES), Francisco Berdeal, em entrevista ao Estúdio Tribuna Online comentou que a instituição terá total autonomia durante sua gestão. “Temos independência, mas não significa isolamento. Precisamos dialogar com Assembleia, Judiciário e com o governo do Estado”, ressaltou.
Maratona de rua ou política
O pré-candidato à Prefeitura de Vila Velha, João Babá (PT) está na África do Sul, junto de sua mulher, com uma delegação brasileira para participar de uma ultramaratona. Acostumado a corridas de rua, em outubro, estará disputando uma considerada ainda mais difícil: a eleição de Vila Velha.
Influência?
Como antecipado por Plenário, a intenção de Euclério Sampaio (MDB) de ter uma mulher compondo sua chapa é grande. A possibilidade de ser a ex-secretária de Governo, Shymenne Benevicto (PSB) é a mais provável atualmente.
Apesar de ser do partido do governador Casagrande (PSB), aliado de Euclério, nos corredores da prefeitura o que circula é que Gilson Daniel (Podemos) teria influência direta na indicação de Shymenne.
Pré-candidatura de socialista oficializada
A deputada estadual Camila Valadão (Psol) oficializou sua pré-candidatura em evento que marcou o lançamento da plataforma “Outra Vitória Possível”, espaço digital para moradores colaborarem com a construção do plano de governo para a capital. “Essa pré-candidatura é uma necessidade. Escuto isso nas ruas de Vitória. Por isso, nosso projeto não foi pensado dentro dos gabinetes”, disse. A presidente nacional do Psol, Paula Coradi esteve presente.
Galeria
Contrários à presença
A vereadora de Vitória, Karla Coser (PT) solicitou ser a representante da Casa em evento do governo do Estado. No entanto, Davi Esmael (Republicanos) disse que o presidente é quem deve representar, ou o parlamento precisa escolher substituto. Ele votou contra, além de Luiz Emanuel (Republicanos), porém, ao final, Karla foi autorizada a participar do evento.
Combustível de aviação
O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou pelas redes sociais que enviou à Assembleia projeto para reduzir o ICMS sobre combustível de aviação, que atualmente é 17% e, segundo ele, poderá chegar a 7%.
Potencialidades no Norte
O potencial de desenvolvimento econômico de Linhares e do Norte será tema de uma série de palestras que serão realizadas na próxima quinta (13). O evento contará com a apresentação do vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) e possui organização de, dentre outras pessoas, deputado Lucas Scaramussa (Podemos).