Articulação direto de São Paulo
Notícias sobre a política no Espírito Santos, os bastidores e as movimentações dos partidos
O presidente da federação União-Progressista no Espírito Santo, deputado federal Josias Da Vitória (PP), esteve nesta terça-feira (5) em São Paulo para uma reunião com o presidente estadual do Republicanos, o capixaba Roberto Carneiro.
“Tivemos conversa bacana sobre o País, o cenário eleitoral e projetos que unem os estados”, apontou nas redes. À coluna, ressaltou que é importante ter diálogo aproximado com Carneiro e outras lideranças, mas que considera que o processo eleitoral foi antecipado não somente no Espírito Santo, mas no País. “Precisamos manter diálogo. Carneiro é presidente de um partido importante em um estado gigante, mas qualquer movimento será a partir da decisão das cúpulas nacionais”.
Cabe ressaltar que no Estado, Da Vitória tem diálogo aberto com o presidente estadual do Republicanos, Erick Musso, e com o prefeito Pazolini, aliados de Carneiro em nível nacional.
Alvo de bolsonarista
Durante manifestação, o deputado federal Gilvan (PL) criticou o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho (sem partido). “Tem que lavar a boca para falar da direita. Ele vai vir pedir nosso voto em 2026. Eu não passo mão para ninguém, tem deputado do PL que apoia, que elogia esse prefeito, e não merece estar no PL”. Nos bastidores, teria sido recado para Assumção (PL).
“Ataques afundam País”
Embora não tenha citado nomes, o prefeito Arnaldinho publicou vídeo em suas redes sociais. “A briga entre esquerda e direita radicais está mudando a vida de vocês? Enquanto se atacam nas redes, o País afunda. Eu fui eleito para cuidar de todos, inclusive de quem não votou em mim. Enquanto eles brigam, eu trabalho muito”. Recado do prefeito foi dado.
Poderia ter sido “cestinha”?
O prefeito de Guarapari, Rodrigo Borges (Republicanos), recebeu a seleção brasileira de basquete, que está na cidade se preparando para o AmeriCup, torneio que será na Nicarágua, entre 22 e 31 de agosto. Na quadra, Borges chegou fazer uma cesta de três pontos, surpreendendo os presentes.
Imprevisível
Governador Casagrande (PSB) está em São Paulo para apresentar resultados do programa Estado Presente. Concedeu entrevista sobre o tarifaço de Donald Trump. Disse esperar que o Brasil continue à mesa das negociações.
“Temos de construir canal diplomático. Não tem sido fácil, o governo de Trump não é previsível, que há funcionamento de canais diplomáticos. É diferente, mas temos que insistir na diplomacia”.
Vereador perde mandato de forma oficial
A Mesa Diretora da Câmara de Guarapari declarou na última terça-feira (5), de forma oficial, a perda do mandato do vereador Denizart Zazá (Podemos). A determinação veio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), após ter sido constatada fraude à cota de gênero cometida pelo partido em Guarapari nas eleições de 2024.
Segundo a presidente Sabrina Astori (PSB), a Casa aguarda notificação sobre quem vai assumir a vaga. A coluna antecipou que será Adma Santana (DC).
Galeria
Veto do governo
Assembleia Legislativa votou e manteve 10 vetos governamentais. Na oportunidade, curiosamente, chamou a atenção dos deputados veto enviado pelo governador Casagrande (PSB) a um projeto de autoria do próprio Executivo.
Veto do governo II
Foi vetado o artigo 5º com a justificativa de que a redação precisava ser melhorada. Os parlamentares mantiveram o veto do governador. A medida altera normas para a concessão de férias-prêmio para servidores públicos estaduais, como o fracionamento dela em dois períodos de 45 dias. O texto foi transformado na Lei Complementar Estadual n° 1.112/2025.
Rodando o Estado
Vereador da Serra Saulinho da Academia (PDT), que preside a Câmara, esteve no sábado (2) na inauguração da Apae em Vila Velha. Também tem visitado a instituição no interior do Estado. Corrida rumo à Assembleia começou.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



