Arnaldinho perto de entrar e dominar o ninho tucano
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
Eduardo Maia é jornalista formado pelo Centro Universitário Faesa e pós-graduado em Gestão da Comunicação Interna. Especialista em política capixaba, atua como colunista de A Tribuna e do Tribuna Online, onde analisa diariamente os bastidores do poder no Espírito Santo. É também autor do livro “Memórias da Liberdade – 50 Anos do Guaraparistock”, que resgata a história do primeiro festival de música ao ar livre do País, realizado em Guarapari, no verão de 1971.
O mercado político capixaba foi pego de surpresa na tarde desta terça-feira (25) com uma reunião entre o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), e o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG). Encontro também contou com o deputado federal Dr. Victor Linhalis (Podemos) e com o presidente da Câmara de Vila Velha, Osvaldo Maturano (PRD).
Segundo a coluna apurou junto a fontes nacionais do PSDB, o encontro aproximou o prefeito do ninho tucano. E não somente rumo a uma filiação, como no sentido da possibilidade de ser o novo presidente estadual da legenda.
Aécio Neves vai assumir a presidência nacional dos tucanos após eleição do Diretório Nacional convocada para a próxima quinta-feira (27). Antes da solenidade, porém, já começa a se articular politicamente. Nos bastidores, tem pensado em substituir a presidência local, que hoje está nas mãos do deputado estadual Vandinho Leite (PSDB).
Informações de que o fato de o PSDB estadual em 2019, já liderado por Vandinho, ter sido a favor da expulsão de Aécio do PSDB, pode pesar na decisão da substituição de comando no Espírito Santo. O mineiro, na época, era alvo de ao menos oito inquéritos e réu sob acusação de corrupção passiva e obstrução da Justiça.
Também na quinta-feira, quando Aécio for eleito presidente, o novo líder da legenda terá a prerrogativa de renovar as comissões provisórias por todo o País. Hoje, segundo fontes do próprio partido, todas as comissões, incluindo a capixaba, estão "expiradas", ou seja, haveria certa facilidade para mudar a composição.
É nesse aspecto que entra Arnaldinho, que segue de olho na possibilidade de disputar o governo do Estado em 2026. Até agora, procura partido para tal. Com o possível comando do PSDB, pode começar a se movimentar de forma mais contundente.
Nos bastidores, ainda segundo fontes nacionais do PSDB, Aécio não bateu nenhum martelo, pois pretende primeiro assumir a presidência, mas teria deixado claro que quer resolver o impasse o mais rápido possível. A prioridade da sigla, conforme já foi publicado pela coluna, é eleger deputados federais — ao menos 30 no Brasil —, e Arnaldinho deve se comprometer a montar chapa competitiva do PSDB, caso realmente assuma o controle do partido. Em troca, teria legenda ao governo.
Quanto ao deputado Linhalis, até segunda ordem, vai seguir no Podemos. Não pode sair da sigla, já que tem de cumprir a fidelidade partidária. Entretanto, assim que abrir a janela, pode fazer o movimento de mudança para o ninho tucano.
O presidente Vandinho Leite vai viajar à Brasília para fazer parte da eleição da nova Executiva. Estará acompanhado de lideranças locais como os ex-prefeitos de Vitória e Vila Velha, Luiz Paulo Vellozo Lucas e Max Filho, respectivamente. Lá, deve conversar com Aécio e outros membros da nacional.
Cabe destacar que Vandinho é aliado de primeiríssima hora do vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB).
O deputado e atual presidente dos tucanos foi procurado pela coluna, mas não houve retorno. Espaço segue aberto.
SUGERIMOS PARA VOCÊ: