Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Arcebispo contra projeto de lei

Confira a coluna desta terça-feira

Eduardo Maia | 05/11/2024, 21:18 21:18 h | Atualizado em 05/11/2024, 21:18

Um projeto de lei considerado polêmico de um vereador de Vitória voltou a ser discutido de forma calorosa na tribuna da câmara. Tudo aconteceu a partir da fala do arcebispo de Vitória, Dom Dario. Durante homilia no último domingo, o arcebispo, sem citar nome de vereador ou número de projeto, criticou uma matéria que, segundo ele, “quer acabar com os pobres das ruas”. Nos bastidores, a crítica seria para o projeto de Luiz Emanuel (Rep), que apresentou projeto em março que prevê que pessoas sejam proibidas de usar ruas “para fins de moradia ou quaisquer atividades habituais, providas de assistência social”.

“Esse projeto quer punir pessoas que dão pratos de comida a alguém que está na rua. Quem propõe isso não encontrou Deus, não podemos permitir que aconteça. Posso até ser preso, mas esse morador de rua terá comida”, disse o religioso.

Disse que induziu erro

Já na tribuna da câmara, Luiz Emanuel disse que caso o arcebispo esteja falando de seu projeto, que ele se retrate. “Quero saber onde o sacerdote leu que o PL punirá quem dá comida a morador de rua. Não é possível que quem segue Jesus possa induzir pessoas ao erro. Queremos libertar as pessoas que vivem na escravidão das ruas”. afirmou.

Recados e votação

Davi Esmael (Rep) aproveitou para falar que existem parlamentares que estão evitando que o projeto seja votado. “Os que discordam, que rejeitem, mas precisamos agir. Coragem, vereadores”. A fala dele, segundo parlamentares, foi encarada de olho na presidência. “Como quem diz que vai ter coragem para pautar textos polêmicos”, disse um vereador.

“Casão sempre em 1º lugar”

Imagem ilustrativa da imagem Arcebispo contra projeto de lei
Casagrande na Corrida Tribuna Ruas da Cidade |  Foto: Reprodução / redes sociais

O governador Casagrande (PSB) foi só sorrisos durante a 11ª Corrida Tribuna Ruas da Cidade, que aconteceu no domingo.

Mesmo com forte chuva, Casagrande garantiu seu 1º lugar na “categoria governador”. “Faça chuva, faça sol, é Casão em 1º lugar”, comemorou o chefe do Executivo.

Pegou mal...

Foi apresentado projeto de resolução proposto pelo presidente da Câmara da Serra, Saulinho (PDT), que altera parte do Regimento Interno. A proposta trata sobre eleição da Mesa Diretora e prevê que “o vereador terá automaticamente seu voto registrado em favor da chapa que integrar”.

Nos bastidores, a proposta pegou mal. Vereadores apontam que não deve passar. “Demonstra que Saulinho não tem maioria de votos”, disse um parlamentar.

Simbolismos em visita de lideranças em Vitória

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Rep) recebeu ontem o presidente da Assembleia, Marcelo Santos (União), o deputado estadual José Esmeraldo (PDT) e o presidente do Republicanos, Erick Musso. “Reforçamos a parceria”, disse Marcelo. Nos bastidores políticos, esse encontro foi mais um indicativo de que Marcelo, Erick e Pazolini caminham para um mesmo lado político. Cabe lembrar que Marcelo foi cabo eleitoral de Pazolini nas eleições de outubro.

GALERIA

Praticamente certo

A possibilidade de Erick Musso ser o novo secretário de Governo de Pazolini está mais forte do que nunca. Interlocutores já têm cravado a informação. “Estão como unha e carne”.

De volta ao radar

O ex-vice-governador César Colnago (MDB) esteve ontem com o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB). Segundo interlocutores de Colnago, a conversa foi positiva e deixou o ex-vice-governador animado. Cabe lembrar que Ricardo e Colnago tem relação próxima desde que ambos eram do PSDB.

Já tem apostas internas

Dentro da Assembleia Legislativa, já há deputado que jura de pé junto que Marcelo Santos vai ser reeleito. Ainda há muita água para rolar sob a ponte, já que a escolha acontecerá no início de fevereiro, mas o favoritismo do presidente, segundo interlocutores, é visível. Se o governador Renato Casagrande (PSB) vai apoia-lo, porém, é outra história.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: