Ameaça de debandada no PP
Artigo publicado na edição de sexta-feira (02), do jornal A Tribuna.
As vésperas do pleito municipal de 2024 que já se avizinha, o possível racha entre PP e o governo Casagrande (PSB) poderá levar a uma debandada de prefeitos - que tentarão a reeleição - do partido que é comandado pelo deputado federal Da Vitória.
Hoje a sigla tem seis chefes de Executivos municipais. Dois já estão no segundo mandato (Fabrício Gomes Thebaldi, de Apiacá e Wanzete Kruger, de Domingos Martins) e quatro tentarão ficar por mais quatro anos (Diego Krentz, de Ibiraçu, Romário Batista Vieira, de Iúna, Jocenei Marconcini, de Rio Novo do Sul e David Pires Ramos, de Vila Valério).
Disputar pelo PP novamente, porém, virou uma incógnita já que eles são aliados do Palácio Anchieta e tendem a continuar caso o racha se confirme. “Preocupante isso .Não é bom para o nosso Estado que está tão organizado. Temos que pensar mais na população e menos no nosso umbigo”, disse Jocenei.
Aparentemente natural
Diego Krentz conta que aparentemente o distanciamento é natural da política, levando em conta a frente ampla de partidos da base governista. Ele diz acreditar na figura do presidente do PP. “Que é coerente, sensato e sabe que o governo tem contribuído com todos municípios. Mas se houver um racha vou continuar sem dúvida nenhuma aliado do governo”.
Igualdade salarial
Relatora na Câmara do projeto de igualdade salarial entre homens e mulheres, a deputada Jack Rocha (PT), comemorou a aprovação dele nesta quinta-feira também no Senado. “Meu agradecimento ao Congresso pela sensibilidade com a pauta. Ao presidente Lula por assumir o compromisso com a redução da desigualdade histórica entre mulheres e homens”.
Personagens de quadrinhos
A Assembleia tem nova versão para personagem vinda das revistinhas e filmes: A Mulher Maravilha do Noroeste. Após apelidar Mazinho dos Anjos (PSDB) de Superman daquela região do Estado, o presidente Marcelo Santos (Podemos) mirou na sessão de terça em Raquel Lessa (PP), que também tem raízes e reduto eleitoral no lugar.
Convocação
O deputado Evair de Melo (PP), membro da CPI do MST na Câmara, contou ter apresentado requerimentos para a convocação de dois integrantes do grupo, que seriam “diretores de acampamento”.
O objetivo, segundo Evair, é prestarem esclarecimentos sobre as atividades do movimento por conta de depoimento anterior de uma ex-integrante do MST. Ela teria dito ter se sentido “escravizada” em um acampamento comandado pelos outros dois que serão chamados.
Leia mais
Cronograma de obras em praças de pedágio
Está em tramitação na Assembleia projeto que obriga as concessionárias de pedágio das rodovias no Estado a divulgar informação sobre o cumprimento do cronograma de obras. De acordo com o autor do texto, o deputado Lucas Scaramussa (Podemos), a iniciativa tem como objetivo favorecer a transparência, aumentando o controle social sobre o cumprimento dos prazos. Placas nas praças de pedágio deverão mostrar o estágio atual das obras e a meta prevista.
Galeria
Linguagem acessível
A proposta de Scaramussa prevê ainda que em caso de atraso no cumprimento do cronograma de obras, a questão deverá ser informada de forma ostensiva e com uma linguagem acessível ao cidadão. “Acompanhada da justificativa técnica, da previsão da conclusão das obras e do esclarecimento sobre o valor cobrado pela tarifa diante do atraso”.
Censo do judiciário
Foi ampliado para 30 de junho, o prazo para membros da magistratura e servidores de tribunais participarem do 2º Censo do Judiciário. Nele será possível responder questões sobre a instituição onde trabalham, informações funcionais, pessoais e a experiência profissional atual.
Para aperfeiçoamento
O Censo do Judiciário servirá para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ter subsídios (base) com o objetivo de aperfeiçoar a prestação de serviços do setor à população.