Almoço para últimos detalhes
Confira a coluna de domingo (02)
Acontece amanhã a eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Nos bastidores, as discussões estão sendo tratadas como sigilosas. Definido, até o momento, é Dary Pagung (PSB), aliado de primeira hora do governador Renato Casagrande (PSB), que será o 1º vice-presidente.
Quanto aos outros membros da Mesa, o presidente virtualmente reeleito, Marcelo Santos (União), ainda segue com as discussões. Amanhã, antes da sessão, haverá um almoço em que os últimos detalhes devem ser ajustados.
Existe preocupação de que exista representação feminina, mas o próprio Marcelo confirmou à coluna que haverá. Atualmente, a única mulher na Mesa é Janete (PSB), mas outra deve ser escolhida, já que Dary, também do PSB, já tem lugar de destaque.
Também nos bastidores, Xambinho (Podemos) estaria sendo considerado como possibilidade em uma das secretarias.
Esquerda e direita
Na última eleição para a Mesa, o deputado João Coser (PT) foi escolhido como 1º secretário. Na época, ele havia sido um dos cotados para disputar a presidência. Há expectativa de que um parlamentar da esquerda consiga uma cadeira, bem como um da direita, com chances para Bahiense (PL). Alcântaro (Rep) também tem sido cotado
Martelo está batido
Conforme publicado pela coluna, as comissões de Constituição e Justiça, Finanças e Agricultura já estão definidas. Irão assumir Dary (PSB), Mazinho (PSDB), e Adilson Espíndola (PSD), respectivamente. Xambinho (Podemos) deve ficar com Infraestrutura, enquanto Bruno Resende (União) com Saúde e Allan (Podemos) com cooperativismo.
Deputado também é boiadeiro
O deputado federal e presidente estadual do PP, Josias Da Vitória, surpreendeu seus seguidores ao publicar um vídeo tocando um berrante, instrumento popular usado para guiar o gado. “Muito trabalho em Marilândia”, brincou o deputado, em meio aos pés de café.
Mudanças
Vereadores da Câmara de Anchieta aprovaram por unanimidade uma série de mudanças. Entre elas, destacam-se os benefícios financeiros ampliados para os parlamentares e alterações nos horários das sessões, consideradas desfavoráveis ??para participação popular.
Uma das medidas mais criticadas foi a criação de um repasse mensal de R$ 900 para cada um, destinado a despesas como gasolina, sem necessidade de comprovação específica.
Expectativa em 1º discurso na Câmara de Vitória
A primeira sessão ordinária acontece amanhã na Câmara de Vitória. Nos corredores da Casa, há expectativa para ouvir a primeira fala do vereador Armandinho Fontoura (PL), que prestes a ser eleito presidente na Legislatura passada, foi preso a pedido do Supremo Tribunal Federal (STF).
O vereador ainda não revelou qual de que forma vai exercer seu mandato, mas, nos bastidores, a aposta é que mantenha postura combativa e afiada.
Galeria
“Pão e mexerica”
Durante inauguração da nova sede administrativa do Notaer, o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) disse algo que chamou atenção dos presentes. Segundo ele, não adianta fazer superávit fiscal e “deixar a PM a pão e mexerica como foi visto no passado”. Reforçou que superávit é importante, mas que investimento em política pública também.
Continua no interior
Após ter ido até Venda Nova do Imigrante, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Rep), esteve em Domingos Martins, cidade que elegeu Edu do Restaurante (PL). Saga para aumentar o capital político rumo às eleições de 2026 continua.
Troca na Secretaria
Prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSB) trocou a secretária de Educação, Delma Ker, que foi eleita pela categoria, pela também professora Adelza Lima. A partir de agora, Delma será assessora especial de governo, ligada diretamente ao gabinete do prefeito.