Aliança pode forçar mudança
Confira a coluna desta quinta-feira (20)
O MDB, nacionalmente, tem se movimentado em prol de uma aliança com o PT para 2026, com o partido pleiteando a vice da eventual chapa de reeleição do Presidente da República, Lula. E decisões nacionais quase sempre acabam desconsiderando realidades locais, e neste caso, não é diferente: o presidente estadual do MDB e vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, não tem alinhamento com PT, assim como o PT não se vê alinhado a Ferraço, e também estuda lançar um nome próprio ao governo - o deputado Helder Salomão.
Por conta desses fatores, caso a aliança se torne realidade, interlocutores relatam que o vice-governador, que é cotado para disputar o governo ano que vem, deixaria o partido. Nos bastidores, já há relatos até de que convite de líderes de outras legendas, ligadas ao governo estadual, abrindo as portas para uma eventual filiação de Ferraço, como o Podemos.
Direto ao ponto
A disputa pela “benção” do governador Renato Casagrande (PSB) tem, além de Ferraço, o secretário de Desenvolvimento Sergio Vidigal (PDT); e o prefeito de Cariacica Euclério Sampaio (MDB), que, questionado pela Coluna se sua ida ao União Brasil poderia viabilizar uma possível candidatura a governo ou Senado, respondeu com um sucinto “Sim”.
Quem comandará
O modelo previsto para a federação entre PP e União Brasil prevê que haverá gestão compartilhada em nove estados e que os 18 restantes teriam o comando dividido entre os partidos (nove para cada). Dentro dessa divisão, o diretório do Espírito Santo, caso a federação se torne realidade, deve ficar sob a gestão do PP.
Fiscalização

O ex-vereador Vinícius Simões assumiu a subsecretaria estadual de Suporte à Educação e já começou a colocar a mão na massa: Ele foi a Linhares e, acompanhado do Superintendente Regional de Educação, André Felipe Souza, fiscalizou o andamento de obras em escolas do governo na região.
Metas definidas
O Tribunal de Contas do Estado definiu as metas de cumprimento dos prazos de julgamento para este ano, conforme o tipo de processo da Corte de Contas. No caso das Prestações de Contas Anual (PCA) de Prefeito a meta será apreciar 78% delas em 24 meses. A esse tipo de processo, especificamente, foi aplicado um modelo estatístico diferenciado para este ano de 2025, aplicando-se a média aritmética dos resultados de 2021 a 2024.
Viagem a Brasília para definir o futuro
O prefeito de Vila Velha Arnaldinho Borgo (Podemos) viajou para Brasília para conversar com a presidente nacional de seu partido, Renata Abreu. Interlocutores relatam que, apesar de não assumirem publicamente, Arnaldinho e o presidente do Podemos-ES, Gilson Daniel, já não estariam alinhados há algum tempo, e que já há partidos “cortejando” o prefeito em caso de eventual desfiliação. Dentre eles, estariam o PP, o União Brasil e o Republicanos.
Galeria
Congresso
A Associação das Câmaras Municipais e dos Vereadores do Estado (Ascamves) vai realizar, entre os dias 26 e 28 deste mês, a sétima edição de seu Congresso Estadual. O evento será realizado no Sesc de Guarapari.
Audiência pública
O prefeito de Mimoso do Sul Peter Costa (Republicanos) e o deputado estadual Bruno Resende (União) promovem na próxima segunda-feira uma audiência pública para avaliar os principais avanços na reconstrução da cidade e planejar as próximas ações para conter futuros impactos das chuvas.
Melancias em Vitória
O vereador de Vitória Pedro Trés (PSB) comprou uma melancia e distribuiu pedaços dela aos colegas no início da sessão da Câmara de ontem. O vereador Davi Esmael (Rep) aproveitou a deixa para comparar a fruta a alguns parlamentares. “Tem gente que durante a eleição quis ter a imagem ligada a líderes conservadores, mas depois de eleito viram melancias”, disse.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



